Carregando...
Beleza

No cabelo: e os mistos?

07.12.2010
Lu Ferreira

Cabelo misto é, realmente, o tipo de fio mais difícil de lidar entre os oleosos e secos! Isso porque as meninas que têm esse tipo de cabelo lidam com os problemas dos dois últimos tipos, ou seja, oleosidade e ressecamento. Mas calma que tudo tem uma (ou várias) soluçãozinha!

Já que o cabelo misto é um “dois em um” (hehehe) precisamos tratá-lo como tal. Usar um xampu com ingredientes adstringentes e refrescantes vai garantir um couro cabeludo limpo e uma raiz soltinha e leve! Durante a lavagem é super importante só lavar a raiz para não ressecar ainda mais as pontas. E fique tranqüila: ao enxaguar o xampu da raiz, as pontas vão sair limpinhas também! Na hora de condicionar, o foco se volta para hidratar as pontas. Um condicionador bem hidratante aplicado só nas pontas vai garantir um aspecto saudável. Depois de lavado e condicionado, usar ou não leave-in vira um dos mil dilemas do cabelo misto e a melhor saída é o “leite para pentear”, que controla sem pesar, tudo o que um cabelo misto precisa! Mas a escolha do finalizador (leave-in, leite, serum, mousse) é bem pessoal: teste e use o que melhor funcionar no seu cabelo!

Outra dica é sempre usar reparador de pontas, porque, com o ressecamento, a cutícula que cobre e protege o fio se “descola”, formando pontas duplas e criando aquele aspecto espigado. E para manter o cabelo no lugar durante o dia é interessante usar spray de volume na raiz e ter sempre um xampu a seco em mãos para controlar a oleosidade da raiz e equilibrar a aparência da raiz com as pontas (evitando aquele efeito triângulo, sabe?). Para tratar o ideal é investir nas ampolas, que são concentradas e leves, ideais para as pontas danificadas! Uma alternativa para manutenção do tratamento com as ampolas é usar as máscaras de tratamento noturnas, que geralmente também são leves e beeem práticas.

E com o verão dando as caras, os problemas tendem a se intensificar. Proteger as pontas do ressecamento provocado pelo cloro, pelo sal e pelo vento e a raiz da oleosidade provocada pelas altas temperaturas é um desafio. A dica é fugir dos protetores físicos (chapéu e lenço), que abafam o couro cabeludo e estimulam a produção de sebo, e investir nos protetores químicos (protetor solar) nas pontas.
Para chegar ao verão segura de si sabendo cuidar perfeitamente do seu cabelo misto, vale uma passadinha nos posts sobre os cacheados e os lisos para incrementar as dicas para a raiz oleosa e as pontas secas!

23 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Sofia    07/12/2010 - 20h12

    Meu cabelo tb é misto, liso e com fios grossos, raiz bem oleosinha e pontas que ressecam muito e ficam duplas, triplas, quádruplas! Quando o cabelo está mais comprido, é mais fácil lidar, mas, como há mais de um ano, cortei na altura do pescoço, ficou difícil. O cabelo curto fica BEM mais oleoso, e as pontas, como são “destaque”, logo ficam feias e estragam o corte. E eu achava que a raiz não estava ficando limpa o suficiente, mesmo após lavar, o cabelo ficava esquisito e com cara de sujo. Eu usava Éh há muito tempo, mas resolvi investir: Comprei na Sack’s o Shampoo Two do Paul Mitchell, que é um Shampoo purificador que pode ser usado diariamente. AMEI! Ótimo investimento! Ele é refrescante, limpa super bem a raiz e o couro (o cabelo fica levinho, levinho) e não resseca as pontas! Faz um tempinho já que cortei pela última vez e ainda assim o cabelo não perdeu o corte por conta das pontas ressecadas. E o shampoo tem embalagem generosa de 300ml.
    Então fica a dica, especialmente pra quem tem cabelos curtos e com as características do meu. Ah, meu cabelo tb é virgem, sem tinturas ou química, e eu não uso condicionador, só um sérum pra pontas (vario entre um da Avon Advanced Techniques e um da OX de trufas).

  2. Dani Maalouli    07/12/2010 - 20h52

    Eu adoro dicas de Shampoo ! Ta tendo um sorteio no meu blog Kit Natura Una, a linha chic da Natura bjs http://www.danimaalouli.com.br

  3. Bella    07/12/2010 - 20h53

    Nossa, sofria muito! Meu aliado é o shampoo seco, que me ajuda muito qdo as pontas estão lindas, limpas e cheirosas e a raiz…eca! hihihi

    só não entendi o tal efeito triangulo…não consegui vizualizar!!!

    bjkas

  4. Paula    07/12/2010 - 21h44

    Eu estou usando o xampu da éh, ele tá afzendo mto bem pra minha juba mas paguei 13 pilas no extra, e uso a máscara de restauração profunda da pantene nas pontas no lugar do condicionador. Eu tenho mto e com ela eu vou para o trabalho e afins e qdo da pra proteger os fios eu protejo mas nem sempre rola, então danifica bem…
    Eu tenho o creme de tratamento noturno da novex, mas uso só as vezes e uso sempre o creme gloss da charming, beeem pouquinho e as vezes o mousse da msm linha ele não pesa e deixa o cabelo bem diferente.
    Mas sempre testando mais produtos
    =)

  5. Carol    07/12/2010 - 23h46

    Adorei as dicas!
    Nem sempre é fácil lidar com esses cabelos mistos..
    tem dias que sofro com eles! haha

    http://critiquemeulook.blogspot.com/

  6. vanessa    08/12/2010 - 08h26

    otima dicaaa…vou experimentar os produtos!!! =]

    bjoos

  7. liney    08/12/2010 - 09h52

    eu prefiro ficar com o cabelo um pouco ressecado do q com a cara toda manchada do sol! haha depois no inverno conserto o “ressecamento” kkkk

  8. Karen    08/12/2010 - 09h54

    É eu sei como é essa vida de cabelo misto! rs…
    Bom, eu uso como shampoo um da clear, de hidratação intensa.
    E finalizador esse leite para pentear da elseve! (mas SÓ nas pontas mesmo!!)

    Beijo!!

  9. […] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, Renata Pires and Hannah Vasconcellos, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * No cabelo: e os mistos? http://bit.ly/flxEnw […]

  10. Anitta    08/12/2010 - 12h12

    Ótimas dicas, gostei de saber que chapéu e lenço só piora a situação. Tem como alguém indicar protetores solar pro cabelo e onde encontrar? nunca encontro :(
    bjinhos

  11. Camila Dias    08/12/2010 - 12h45

    Tenho usado uma linha da TREsemmé que ó…mudou minha vida! Vc conhece os produtos da marca, Hannah?

    Comprei o kit, shampoo+condicionador por 8 euros no supermercado. Cada um com 900ml!!! :DDD

  12. Nanda    08/12/2010 - 13h12

    Sinto falta de posts sobre como se tratar cabelos mistos. Especialmente porque o meu, não satisteito em ser misto, ainda é pintado, o que faz com que ele fique bonito apenas quando eu vou no salão…. :(

  13. […] Informações: AQUI|AQUI|AQUI|AQUI|AQUI|AQUI|AQUI […]

  14. Katharina    08/12/2010 - 16h49

    ameeei as dicas :)
    meu cabelo é exatamente esse! oleoso na raiz e seco nas pontas!
    eu uso mousse no cabelo umido pra dar volume e reparador de pontas somente na extremidade.
    ja usei mto xampu a seco e recomendo! pena q nao to achando ele mais por aqui :/
    vou testar uns produtinhos ai do post!

  15. Larissa Rehem    08/12/2010 - 18h03

    Poxa, não sabia que é bom evitar chapéus/ boinas.
    Eu adoro estes acessórios, inclusive estou com uma boina neste exato momento!

    =x

    Amei o post!!!

  16. Fernanda Rocha    09/12/2010 - 14h00

    Olá! Cabelos é uma coisinha complicada de cuidar..pelo os meus são…Usava o shampoo da Loreal, mas agora vou trocar para os do Boticário (vou esperar terminar o da Loreal que to usando…desperdício não né? heehhe)…Cabelos mistos pode ser problema e imagine mistos e com química…meu caso…hehehe. Abraços! Post super apropriado ao verão que está iniciando…

  17. Ericka Elianne    09/12/2010 - 16h46

    Adorei as informações de produtinhos para cabelos. Tenho um blog só sobre cabelos, passa lá que tá rolando o sorteio de uma chapinha de bolsa importada (babyliss paris) agora como presente de fim de ano.

    http://www.palavradecabeleireira.com/

    Amei seu cantinho.

    Bjs

    Ericka Eli

  18. Bruna Mendes    10/12/2010 - 10h48

    Aonde axar o shampoo e condicionador da Head e shoulders em BH? Nunca vi!

  19. Helen    10/12/2010 - 17h39

    tem na americanas, mas ate onde entendi o produto e so p quem tem caspa!!!

  20. Wantable    10/12/2010 - 19h19

    Tenta lavar o couro cabeludo com um shampoo pra oleosos e o comprimento com um hidratante, funciona hahahaha

  21. Glenda    13/12/2010 - 21h27

    Nossa dicas maravilhosas que quase não vejo por aí, cabelo misto é difícil de se tratar e todo cuidado é pouco. Valeu pelas dicas, beeijo

  22. uda    15/12/2010 - 09h46

    Oi gente! cabelo é toda minha preocupação pois no nosso corpo o cabelo e a pele é o q chama mais atenção.
    vou falar um pouco do meu cabelo para alguem me dar uma ajuda, nasci com os cabelos muito lisinhos quando fiquei moçinha a muito tempo atras comecei a fazer aqueles permanentes q usava antigamente para ficar anelados, tudo bem, deixei de fazer o permanente ele ficou aquele liso esticado e muito armado ja fiz 5 vezes progressiva fica lindo lisinho quando acabo de fazer mais só q fica muito pouco cabelo agora saiu a progrssiva e ta muito armado com os fios liso, faço sempre hidratação todos produtos q falam q é bom ja comprei e nada resolve, q produto vcs me indicam o q posso fazer nos meus cabelos pra voltar ser o mesmo? obrigada

  23. Suellen Ouverney    20/12/2010 - 15h01

    Cabelo misto é uma novela! Depois de ter muita dor de cabeça com isso, resolvi meu problema com o Control Mix da Vizcaya. Foi o único, depois de anos de tentativas, que deu certo para mim. Agora inventei de fazer californiana, que apesar do resultado bárbaro, piorou a diferença entre a raíz e as pontas. Mas consegui driblar esse problema com uma boa máscara a base de óleo de argan. Já faz um tempo que to usando e to feliz da vida!

Mais sobre Beleza