Carregando...
Gastronomia

Receita de massa de pizza italiana – O Chef e a Chata

23.04.2015
Lu Ferreira

pizza_ochefeachata3
Uma coisa que aprendi ao longo dos anos é que tudo, absolutamente tudo, é mais gostoso se for fresquinho. Pensando nisso, que tal fazer a massa da pizza do final de semana e provar uma das melhores pizzas da sua vida? A receita de hoje é uma das mais gostosas que já gravamos: Gui aprendeu a fazer massa de pizza com um amigo italiano e o resultado é maravilhoso! Vem ver:

Ingredientes:

400 g (3 xícaras + ¼ de xícara) de farinha de trigo
100 g (3/4 de xícara) de semolina (se não encontrar semolina use 100 g de farinha de trigo mesmo)
½ colher (sopa) de sal
1 sachê de 10 g de fermento biológico seco
½ colher (sopa) de açúcar cristal
320 ml (1 xícara + ¼ de xícara) de água morna

pizza_ochefeachata4

Preparo:

Numa vasilha misture a água morna com o fermento e o açúcar. Dissolva bem e deixe descansar por uns 5 minutos. Enquanto isso, faça um monte com a farinha sobre uma bancada, colocando o sal ao redor. Abra uma cavidade no meio. Coloque a água com fermento e açúcar ali no meio e com as mãos comece a formar uma massa, puxando pouco a pouco a farinha em volta para o meio. Quando estiver tudo unido, faça uma bola e comece a sovar. Sove por cerca de 15 minutos até obter uma massa bem lisa e elástica. Cubra com um pano e deixe crescer por pelo menos 30 minutos em temperatura ambiente. Enquanto a massa cresce você pode ir preparando o recheio à sua escolha para depois só montar as pizzas antes de ir ao forno.

Pré-aqueça o forno a 240ºC. Divida a massa em 3 ou 4 bolas (a receita dá umas 4 pizzas médias). Abra numa superfície enfarinhada para ficar com cerca de 0,5 cm de espessura, com a ajuda de um rolo. Coloque sobre uma assadeira para ir ao forno. O ideal é se você puder assar sobre uma pedra de granito (se fizer isso, pré-aqueça também a pedra de granito junto ao forno). Cubra com o recheio e leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até que esteja pronta!

pizza_ochefeachata2

Os recheios que fizemos no episódio:

 Calabresa da Lu:

Um pouquinho de molho de tomate
200 g de muçarela ralada
200 g de lingüiça calabresa em rodelas
1 cebola roxa em rodelas
orégano

Esparrame molho sobre a massa. Não é necessário colocar muito, umas duas colheres de sopa. Cubra com a muçarela, a lingüiça e a cebola. Salpique um pouco de orégano e leve para assar.

pizza_ochefeachata

Abobrinha com alho do Gui (vegetariana):

Um pouquinho de molho de tomate
200 g de muçarela ralada
sal
1 abobrinha italiana
6 dentes de alho
azeite
lascas de parmesão

Fatie a abobrinha em fatias finas, com a casca (lave-a antes!), no sentido do comprimento. Coloque numa assadeira, uma fatia ao lado da outra. Descasque o alho e fatie-o também. Coloque sobre as fatias de abobrinha. Tempere com sal, cubra com um fio generoso de azeite e leve ao forno por 10 minutos. Na massa de pizza espalhe umas duas colheres de sopa do molho. Cubra com a muçarela. Disponha as fatias da abobrinha com alho sobre o queijo e jogue lascas de parmesão por cima. Você pode fazer as lascas utilizando um descascador de legumes, passando-o sobre um pedaço de parmesão. Leve para assar.

Quem fizer não esquece de marcar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! E aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro ;D

40 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Gil    23/04/2015 - 09h30

    Oi luu, amei a receita minha linda quero muito assistir mas ainda estou no trabalho, vocês arrasam com ingredientes fáceis de encontrar amoooo e quando tem algum ingrediente complicado vocês colocam sempre uma opção simples é muito amor s2
    Luu, me visite também:
    Gilvaniaevans.com

  2. Victoria Renner    23/04/2015 - 09h46

    Hmmm que delicia, deu água na boca e achei muito fácil de fazer!!

    http://www.victoriarenner.com.br

  3. Damiela Vieira    23/04/2015 - 09h51

    Ei Lu! A pizza deu agua na boca!!! Alguma sugestão de recheio que nao leve leite e derivados do leite mas que ainda assim fique bem gostosa? Meu filho é alergico…
    Bjos

  4. Julia Ferreira    23/04/2015 - 10h39

    Meeeeeeeeu Deus!!!!!! To babando na tela do computador!!

  5. mariana    23/04/2015 - 10h52

    Oi..engraçado fiz praticamente essa receita, vão os mesmos ingredientes, porém sem sovar muito e abrindo pouco, ficou parecendo a massa pan da pizza hut, essa era a intenção mesmo na receita que fiz. Bom saber que posso usar a mesma receita pra massa mais fina.
    Queria saber onde encontrar as formas com pedra que vcs usaram, já ouvi que é bom assar pizza em pedra e essa combinação de forma com a pedra (pelo vídeo pareceu isso) é super prática né..
    Os episódios estão cada dia melhores, parabéns!

  6. Gih    23/04/2015 - 11h23

    Eu acho um máximo que além da comida com cara deliciosa vocês ainda preparam todo a cenografia pra ficar lindo rs.
    Lu tem um texto sobre consumidor lá no blog, tu que gosta desses textos pra pensar rs.
    Kisses

  7. Bru Nunes    23/04/2015 - 11h49

    Luuuuuuu, meu Deus, como que eu não te conheci antes?!!?
    Entrei no seu canal d youtube por acaso, e fiquei besta do quanto você é linda, simpática, engraçada, inteligente, e tantas outras coisas..estou obcecada pelos seus vídeos!! O Léo também é uma simpatia só, adoro os vídeos de vocês dois, eu dou muita risada. Só pra você ter uma ideia, ontem perdi a noção vendo os vídeos e quando olhei no relógio era mais de meia noite!! hahahahahahaha
    Estou com uma meta de ver todos :)
    Enfim, virei suuuuper fã s2

    Beijos

  8. Raissa    23/04/2015 - 12h04

    Lu e Gui, obgd por me deixar aguando aqui! Bem no horário de almoço! Quero fazer, mas, e a massa? Pode ser congelada depois de descansar? Pode ser feita esfihas? Me deem uma luz! hahaha não vou conseguir reuniar a família toda pra comer 3 pizzas médias! rs Parabéns!

  9. Thalyta Valverde    23/04/2015 - 12h43

    Ei Lúúúúúú!!! Tem tempo q eu não comento por aqui né, mas aconteceram tantas coisas (boas, tô quase sendo chamada pro concurso do TRF – Tribunal Regional Federal/MG, êbaaaa), fiquei longe por dedicar aos estudos, mas eu aaamo seu blog e eu sempre visito, ás vezes não dá p comentar, mas sempre dou joinha tb nos seus vídeos. Prometo q a partir de hoje vou comentar sempreeeee!!! Amei a receita vou testar no findi, amo pizzaaaaa, quem não ama né rsrsrs. Tb sou daqui de BH e não dei sorte de ver vc por aqui, moro na zona centro-sul e vc? Bjo grande, espero um dia te conhecer e quem sabe sermos amigas, assim como vc disse no vídeo de perguntas, tb tenho pouquíssimos amigos, mas os q tenho são pra vida toda. DICA: Vc podia fazer um vídeo falando como fazer um blog profissional, dando dicas de como fazer o site, quem pode fazer o layout do blog, questão de como cobrar pelo trabalho, como funciona os eventos e etc … Tô pensando em fazer um blog e não sei por onde começar, pq não tenho contato pessoal com ninguém assim. Vou amar ver suas dicas, e quem sabe conversarmos p ver realmente como é a vida real de uma blogueira sei q trabalham muito!!!!! Bom, Bjoooo !!!! “Te Adoro Lù”!!!!

  10. Luíza Antunes    23/04/2015 - 12h56

    Opa, que receita maravilhosa!

    Eu não consegui achar a receita do molho de tomate. Qual o link?

  11. fernanda    23/04/2015 - 13h29

    Gostaria de saber, se possível, qual forno vcs usam para suas receitas assadas. Bj. Obrigada.

  12. Tati    23/04/2015 - 14h19

    Tenho essa mesma receita e é mesmo muito boa e o melhor é que sempre dá certo :) A de abobrinha com berinjela fica ótima tmabém… Uma pergunta, de onde é o porta azeite?

  13. Any Caroliny    23/04/2015 - 14h30

    Adoro os episódios do Chef e a Chata!! Essa receita ganhou meu coração!! Vou tentar fazer!!

  14. Paola Alves    23/04/2015 - 15h21

    Posso molhar a pizza com o molho que o Gui ensinou? Pensei nisso na hora hahahahaha <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  15. Juliana Pacheco    23/04/2015 - 15h28

    que delicia!!! vou fazer, amo pizza e fazer em casa deve ser melhor ainda!!

  16. Paula    23/04/2015 - 15h31

    Oi Lu!

    adoro seu blog e seus videos com o gui! dá muita vontade de juntar os amigos na cozinha e fazer todas essas delicias!

    uma sugestão vocês podiam falar o custo da receita!
    por exemplo dizer que essa massa de pizza que rende 3 ou 4 pizzas fica em 5 reais!
    acho que acabaria incentivando as pessoas a curtirem mais suas casas e cozinhas!!

    beijos

  17. Lady Cat    23/04/2015 - 20h05

    Amo pizza de calabreza~

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  18. Olivia    23/04/2015 - 20h37

    Lu e Gui,
    Amei a receita! Salivei o vídeo inteiro, imaginando a pizza e na hora que eu vi a obra prima desejei demais uma fatia! Rs
    Amo o programa de vocês!! Estou amando o fato do programa ser semanal! Adoro as receitas mais leves e adoro as mais gordices!! Parabéns pelo trabalho! Vcs brilham!!
    Não nos deixem uma semana sem, hein?! Eu espero por isso toda quinta!!
    Beijos

  19. Larissa    24/04/2015 - 06h32

    AMO pizza!!!
    Louca para fazer essa receita :)

  20. Rachel    24/04/2015 - 13h36

    Duas palavras: Muitooooo Legalll!!!! Rapaz deu vontade de fazer e comer!!! huahuahauh Cada episódio tá ficando um melhor que o outro!!! Bjosss Chef e Chata!!

  21. Aline Medeiros    24/04/2015 - 14h28

    É possivel congelar essa receita? como eu faço?

  22. mirian    26/04/2015 - 18h40

    Tentei fazer mas não deu certo :( a massa ficou grudenta e inclusive grudando no balcão de granito mesmo depois de ter incorporado a farinha toda. Não ficou durinha feito a de vocês em nenhum momento :( joguei fora

  23. Carine    27/04/2015 - 05h43

    Would try this pizza recipe though I’m sure it won’t turn to be like the one of the chef!
    http://fashion-soup.com/

  24. Suliane V.    27/04/2015 - 11h45

    Fiquei doidiiiiinha para testar!! Sou louca por pizza italiana, já testei mil receitas e nunca fica tão bom quanto, óbvio que o forno a lenha faz toda a diferença, mas ainda não encontrei a massa perfeita, vou testar!!!
    Beijos

    http://biscoitofashion.com.br/

  25. Flávia Santos    28/04/2015 - 13h29

    Oi Lu, Oi Gui, seus lindos :D
    Fiz essa pizza este fim de semana e ficou ma-ra-vi-lhosa ? Só amor por essa pizza, e já tá anotada no caderninho pra fazer sempre

  26. Rebeca Lima    28/04/2015 - 23h43

    Luuuuuu :)
    Já que você e sua irmã gostam do estilo saudável, que tal ter uma participação especial da Júlia em um ou mais episódios do chef e a chata + projeto juju panicat, ou um vídeo sobre alguma receita interessante desse projeto da Júlia como o escondidinho de frango e batata doce, ou sei lá algo gostoso e magro haha. E voto na participação dela em um vídeo “como fazer o penteado cocuruto”.
    Beijos e sucesso! :D

  27. Adriano    02/06/2015 - 12h04

    Gostaria de receber um receita para massa de pizza pra fazer na pizzaria

  28. Luciano    21/06/2015 - 12h05

    Quantidade de trigo equivocada, vira uma farinha.

  29. Mery T. S. Sales    13/08/2015 - 15h25

    Gostaria de saber se essa massa pode ficar de um dia pro outro???
    Amei a receita, parabéns e obrigado por facilitar nos ingredientes..

  30. Jésus W Ribeiro    23/10/2015 - 16h55

    Supreme, receitas ousadas e simplesmente deliciosas, vocês são showzaçoooo, parabéns, bachos !

  31. juliana    06/01/2016 - 17h18

    Olá, fiquei com uma duvida, não vai nadinha de oleo ou azeite mesmo? todas as outras que eu tenho, vão pelo menos 2 colheres de azeite. É isso? beijos

  32. Chris    10/01/2016 - 23h37

    Os melhores sushis são feitos com peixes maturados em mais de 10 dias. Muitas carnes também tem o auge do sabor maturafas

  33. Fernanda    03/02/2016 - 21h42

    Estou fazendo agora porém tive que acrescentar mais farinha Pq tava molenga ainda… Bati na planetária deve ser por isso. Usei no acréscimo a semola mesmo… É o recheio será palmito à bolonhesa, marguerita e outra com molho e parmesão. ???

  34. Maria Aparecida    05/02/2016 - 11h00

    Em que momento utiliza-se a semolina? Não está claro no modo de preparo. Obrigada.

  35. Fabiana    19/03/2016 - 18h33

    Fiz e amei!!!! Essa massa é melhor que existe.. Uma delícia!!! Toda a família amou!!

  36. Mariana Marcial    28/07/2016 - 15h11

    Achei a receita de vcs pesquisando uma receita original pra matar aquela vontade de pizza. Melhor receita que já fiz! Fácil, funciona certinho e é deliciosa. Tão bom quando as receitas que encontramos dão certo! ;)

  37. Juline    23/10/2016 - 18h50

    Adorei a receita. Se eu nao usar a massa toda posso guardar na geladeira? Se sim, por quantos dias?

  38. laldevane amarante mota    02/02/2017 - 16h28

    sou formada em gastronomia com pós graduação em alimentos gosto muito de pizza italiana poderia me enviar algumas receitas de pizza

  39. Taís    21/04/2017 - 20h55

    Fiz hoje e ficou PERFEITA!!! Muito boa mesmo! 🍕😋😉

  40. Genival pinheiro    19/05/2017 - 21h11

    Legal mesmo, adorei, em breve estarei com a minha pizzaria,, mas no momento estou adorando fazer em casa,, muito útil mesmo, parabéns!!

Meu maior vício de beleza atualmente são os sprays hidratantes (culpa desse calor, né?). Eles são mega práticos de aplicar e reaplicar durante o dia, sabe? A gente começou nessa onda com água thermal, depois vieram as águas dermatológicas e agora meu novo vício são as brumas hidratantes. 
O que mais gosto nelas é quantidade de benefícios: algumas funcionam como primer, outras acalmam a pele, algumas refrescam, revitalizam… E todas são ricas em nutrientes que fazem super bem para o rosto! A minha favorita atualmente (que já falei sobre lá no canal, lembram?) é a Hangover da Too Faced. Um primer facial com água de coco e ingredientes baseados em probióticos que revitalizam e recuperam a pele quando ela está com aquela aparência de cansaço. Dá para usar o spray sozinho ou por cima da maquiagem sem problemas! 
Essa do Mario Badescu é um dos mais famosos que a gente tem no mercado e um dos precursores desse tipo de produto. Ela tem aloe vera, ervas e água de rosas para acalmar e recuperar o viço da pele. 
Tenho também o Squalane + Micronutrient Fine Mist da Biossance, que é aquele produto que ajuda a repor os nutrientes da pele e acaba com aquela sensação de desidratação (sofro com isso quando o tempo está mais seco!). O da Clinique, Moisture Surge Face Spray, é beeem hidratante mesmo, mas ao mesmo tempo refresca a pele devolvendo umidade e equilíbrio pro rosto. 
O que mais gosto nesses sprays é que mesmo tendo um monte de componentes, eles continuam sendo uma água! Então não é aquele produto que vai pesar a sua pele mesmo estando de maquiagem. Pra muita gente pode parecer frescura, mas garanto que é usar uma vez para querer usar sempre e testar novos. Experiência própria, kkk! Você tem alguma?
Mais sobre Gastronomia