Carregando...
Gastronomia

Receita de macarons – O Chef e a Chata em Paris

17.09.2015
Lu Ferreira

macarons5
Confesso que tive medo dessa receita não dar certo – Gui sempre comentou que macaron é um doce que exige muita precisão na hora de ser feito e que por isso deveríamos nos preparar para gastar mais tempo gravando (e ainda correndo o risco de não dar certo!). Felizmente nossos docinhos ficaram perfeitos! Com a casquinha crocante e o recheio cremoso as bolinhas coloridas me deixaram orgulhosa – eu também mexi nessa massa, hahah! Vem ver como fazer o doce criado em Versailles:

Ingredientes:

125 g de açúcar de confeiteiro
125 g de farinha de amêndoas (você encontra em lojas especializadas em artigos de confeitaria)
100 g de clara de ovo – você deve estar pensando, quantos ovos são necessários para isso? Uns 6 a 8 ovos. O importante é quebrar os ovos, separar clara e gema e depois ir pesando somente as claras. Pese, separadamente 50g e 50g. Macaron exige precisão!
125 g de açúcar cristal
corante

recheio de limão siciliano:
200 g de chocolate branco
suco de 2 limões siciliano

recheio de morango:
200 g de geléia de morango

 

macarons4Preparo:

Num processador ou liquidificador bata bem o açúcar de confeiteiro com a farinha de amêndoas. É importante que estejam o mais finos e mesclados possível. Depois de bater, passe ainda por uma peneira pra ficar tudo bem fininho e liso. Reserve.
Prepare também as assadeiras com silpat (um tapetinho de silicone) ou papel manteiga. Se quiser uma ajuda com os círculos, pode preparar um papel do tamanho da assadeira com círculos pequenos (de uns 3 centímetros de diâmetro) desenhados à mão, com mais ou menos 4 cm de distância entre eles, só pra ajudar a marcar em baixo do papel manteiga e assim poder confeitar sobre o papel manteiga tranquilamente.

macarons3

Comece o merengue suíço: Prepare um banho-maria, colocando água em uma panela maior e numa menor coloque 50g das claras com os 125g de açúcar cristal. Não deixe a panela (ou bowl, se possível já o bowl de metal da batedeira, se você tiver) tocar na água, é necessário só o vapor para aquecer. Com um batedor (fouet), bata essa mistura em banho-maria até que o açúcar se dissolva nas claras, aquecendo mas sem nunca cozinhar as claras. Assim que estiver uma mistura bem lisa, sem sinal de grãos de açúcar, leve à batedeira pra bater o merengue até a temperatura ambiente, tornando-se assim um merengue bem estável e brilhante.
Naquela mistura de açúcar e farinha de amêndoas previamente reservada, misture os outros 50g de clara de ovo e o corante (de preferência em gel) até dar a cor que quiser (depende do sabor do macaron que você quiser colocar depois! Usamos amarelo para o de limão siciliano e vermelho para o de morango). Misture o merengue a essa mistura, aos poucos, até formar uma mistura homogênea. Se precisar coloque um pouco mais de corante. Coloque no saco de confeitar e vá confeitando os macarrons, é só despejar preenchendo os círculos que você tiver feito no papel manteiga.

macarons2

Pré aqueça o forno a 140ºC. Sim, eu sei, nem todos os fornos tem essa opção de temperatura baixa, mas macaron tem que ser assim… O ideal aqui também é ter um termômetro de forno pra que a temperatura seja exatamente essa. Deixe os macarons fora do forno um pouco, ‘secando’. Eles tem que formar uma ‘casquinha’ antes de irem assar. Leva mais ou menos 30 minutos. Se quiser verificar, toque de leve com o dedo em cima de um deles. Se tiver uma ‘casquinha’ está bom, se não espere mais um pouco. Coloque para assar, assadeira por assadeira, cada uma por vez. Deixe assar por uns 10 minutos. Deixe esfriar e com ajuda de uma espátula retire-os do papel manteiga.
Faça o recheio que quiser, sejam geléias ou ganaches. Para o recheio de limão siciliano, derreta o chocolate em banho maria ou microondas e misture o suco de limão. Recheie utilizando duas casquinhas, como um bem casado. Pode ser consumido na hora mas o ideal é deixar 24 horas na geladeira antes de consumir pra ele ficar no ponto certo. Depois dessas 24 horas eles podem ser retirados da geladeira e podem ser conservados por uns 3 a 4 dias, mesmo fora dela. Rende cerca de 40 macarons. No vídeo fizemos 2 receitas, uma pra cada sabor e cor.

macarons

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! E aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Aproveito pra lembrar que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para ver tudo!

16 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Paula    17/09/2015 - 09h32

    Lu, são 100g de claras?
    Então nesta parte, é pra misturar os outros 50g, certo? Ou são 150g no total?
    “Naquela mistura de açúcar e farinha de amêndoas previamente reservada, misture os outros 100g de clara de ovo e o corante (de preferência em gel)…”

    Beijos

  2. Dhébora    17/09/2015 - 11h39

    Lú (ou Gui), só uma observação… Quando se junta as claras à farinha de amêndoas com açúcar, seriam 100g mesmo (totalizando 150g de claras no final da receita)? Ou vocês se confundiram pra escrever e são 50g em banho maria e as outras 50g junto com a farinha?
    Beijo!

  3. Carolinna    17/09/2015 - 12h58

    Sua receita caiu como uma luva.
    Estava procurando uma receita
    de sobremesa diferente, e macarons
    é maravilhoso. Amei.
    Beijos,
    Carol.
    http://psicosedanina.blogspot.com.br/2015/09/espaco-do-designer-dicas-de-sites.html

  4. Aline Ramos    17/09/2015 - 13h55

    Lu, precisa corrigir o texto, nesse paragrafo não seria adicionar os outros 50g de ovos? “Naquela mistura de açúcar e farinha de amêndoas previamente reservada, misture os outros 100g de clara de ovo”

    Sempre quis fazer mas como é algo mtooo preciso acho melhor comprar… :)

  5. Andreza    17/09/2015 - 15h24

    Esperei tanto essa receita! Quero muito tentar fazer em casa! Obrigada! Beijos Lu e Gui!

  6. Nati Rios    17/09/2015 - 15h54

    HUmmmmmmmmm parece ser tão bom, e tão fofos.

    Beijooos
    Nati Rios
    http://natirios.com.br/
    IG: @natirios_blog
    Snap: natirios_blog

  7. Vera    17/09/2015 - 16h36

    Lu meu amor, ele fala no video 140º e você escreveu 150º, como voces insistiram na precisão de tudo, quanto a temperatura não dará problema ?
    Muito obrigada por ter compartilhado conosco essa receita e melhor ainda com vídeo.
    Beijos

  8. Santa Serena fashion jewelry    17/09/2015 - 16h53

    Que delicia, adoramos a dica. bjss
    http://www.santaserena.com.br

  9. Lívia    19/09/2015 - 20h14

    Que lindo seus posts, amei muito . To começando com um blog agora , e estou mais apaixonada por esse mundo <3 Passa la pra conferir, http://livinhaablog.blogspot.com/ . Beijos :*

  10. daniela vida    22/09/2015 - 16h19

    Faz financieeerr!!!! <3

  11. Elcia Vieira Lins de Morais    11/03/2016 - 14h55

    Quero participar

  12. Emilly    28/06/2016 - 17h20

    Lu e Gui,
    Desde que fiquei noiva, comecei a pesquisar sobre macarons pois queria eles no meu casamento. Como é um doce caro, eu mesma queria fazer. A-M-O fazer doces e gosto de desafios hehe
    Testei muuuuitas receitas, dicas, mandingas, livros e nada dava certo. Até este fim de semana.
    Com a receita do Gui e a dica do ultimo video de macarons da Dani Noce (que é um truque muito improvável do forno) finalmente consegui! Estou muito feliz~vocês não imaginam o quanto!
    Só quero dizer, MUITO OBRIGADA <3 <3 <3
    Ps.: Eu e meu noivo estamos viciados na Moussaka tbm! Socorro! kkkk

  13. Amália    22/04/2017 - 18h29

    Oi, Lu. Vi sua receita de macarons e adorei. Quando tentei fazer, a mistura de claras com farinha e açúcar ficou muito líquida e a receita como um todo também. Pesei todos os ingredientes bem certinho, fiz o passo a passo com todos os detalhes e não deu certo. Por favor, me dá uma luz! Amo macarons e quero muito fazer! Obrigada!

  14. Marcela    11/07/2017 - 09h21

    Ola! Fiquei em duvida com relação a misturar “os outros 50g de clara de ovo a farinha de amendoas”.. essa 50g de clara é crua?

  15. Rosimeire Aparecida Machado    22/07/2017 - 16h48

    Tem como fazer em de pessoas simples? Eu comi gostei e queria fazer em casa.

  16. Ana Cleide Cerveira Lima    11/09/2017 - 02h13

    Voces sao dez. Tudo de bom !

O ÚLTIMO diário da reforma está no ar! Vem com a gente: youtube.com/luferreira 🏠
Mais sobre Gastronomia