Carregando...
Beleza

Transição capilar: como começar e não desistir do processo!

28.08.2017
Karla Lopes

Muito tem se falado sobre transição capilar, já reparou? Usar o cabelo crespo ou cacheado ao natural é muito mais do que uma tendência de beleza, é um ato de empoderamento, é reconhecer a beleza dos próprios fios e aprender a amá-los do jeitinho que são. É algo que você tem que decidir por si mesma, sabendo o que quer para o seu cabelo e como se sente melhor ao usá-lo.

Mas o processo não é fácil. Pensa só: você usou o seu cabelo com o apoio de relaxamentos e alisantes durante anos, aí, de repente, descobre que não quer mais esses procedimentos nos seus fios. O que fazer quando o cabelo natural começar a crescer? Como cuidar de duas texturas diferentes? O correto é tirar a química? Usar mega hair?

São muitas perguntas que a gente, aqui no Chata, não tem experiência pessoal para responder, mas encontramos um monte de cacheadas queridas na fanpage do blog que responderam como foi passar pela transição. Vem ver as melhores dicas:

transição capilar 6

Tenha certeza de que você quer passar pela transição capilar

Como a gente disse no começo do post, não é um processo fácil. É uma decisão de dentro para fora, algo que você tem que querer de verdade, e não só se sentir pressionada a fazer porque cada vez mais mulheres estão aderindo. É você querendo cuidar do seu cabelo natural. Então, antes de tudo, pense se é isso mesmo que você quer e não se sinta obrigada a fazer a transição.

transição capilar 4

Paciência é importante

Muitas mulheres desistem da transição capilar por não terem paciência com o cabelo natural crescendo. Realmente, lidar com duas (ou mais!) texturas diferentes nos fios não deve ser nada fácil! Mas se isso é o que quer, você pode tentar texturizar a parte alisada para que ela fique um pouco mais parecida com a natural, usar e abusar de penteados, assim como de acessórios ou, então, escolher cortar a parte do cabelo que tem química.

Já ouviu falar sobre big chop?

Big Chop significa grande corte, ou seja, é você tirar do seu cabelo toda e qualquer parte que tem química, deixando apenas os fios naturais. Adotar os curtinhos pode ajudar, e muito, a cuidar do cabelo, fora que fica mais fácil de você entender qual é a textura do seu fio, o que também colabora para que ele cresça mais forte.

transição capilar 3

Penteados: os seus melhores amigos!

Se você não quiser passar pelo big chop vai chegar um momento em que será bem difícil lidar com as duas texturas nos fios – especialmente se forem muito diferentes entre si. O que você pode fazer para deixar o cabelo mais bonito? Aprender vários penteados que vão ajudar a disfarçar essa fase. Vale de tudo: tranças diferentes, coques, penteados mais elaborados, outros mais simples que também já ajudam bastante… Outra opção é ir cortando os fios aos pouquinhos a medida em que forem crescendo.

Cuide muito bem do seu cabelo!

Essa é a hora em que você precisa ter um cuidado redobrado com seus fios, ok? Uma dica que as leitoras deram lá no Facebook do Chata foi adotar o cronograma capilar. A gente explica aqui direitinho como funciona e como fazê-lo, mas basicamente é um “calendário” de cuidados com os fios, em que você se programa para os dias de hidratação, nutrição e reconstrução do cabelo.

transição capilar 2

Entenda qual é o seu tipo de cabelo

Se você usou química por muito tempo com certeza não faz ideia de como é seu cabelo natural e muito menos de como cuidar dele. Aqui a gente te ajuda a descobrir qual é o seu tipo de cacho ou crespo e, a partir disso, você vai conseguir entender de quais cuidados seu fio precisa. Felizmente, a gente tem hoje uma rede de meninas, como Maraisa Fidelis, Ana Lídia Lopes, Jessica Dantas, Nina Gabriella, Rayza Nicácio, entre outras que dão todas as dicas que podem te ajudar a redescobrir, cuidar e amar o seu cabelo ao natural.

Megahair ou chapinha são opções?

Sim, são! Muitas mulheres usam os dois recursos para disfarçar as texturas diferentes dos fios durante a transição capilar. É pensar no que vale mais a pena para você e cuidar muito bem do cabelo para que ele fique saudável durante esse período.

transição capilar 1

Aprenda tudo sobre texturização

Texturizar é finalizar o cabelo de uma forma mais uniforme durante a transição capilar. Além de existir várias maneiras de fazer a texturização, o legal é que muitas marcas têm produtos – cremes, géis, gelatinas – que são específicos para essa etapa e facilitam bastante este processo.

Gostaram das dicas? Clicando aqui você pode ir para o post em que as leitoras do Chata comentam as suas histórias, incentivam e apoiam quem quer passar pela transição capilar (obrigada meninas!). E, claro, você também pode comentar o que te ajudou no processo aqui embaixo!

Compre o Post:

7 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Bruna    28/08/2017 - 15h55

    É impressão minha ou a Lu não escreve mais no blog? Gosto muito dos posts da Karla, mas só tenho visto eles e os marcados como “redação”. É meio desestimulante pq o blog fica parecendo mais uma revista do que um blog lifestyle pessoal.

    • Lu Ferreira    28/08/2017 - 22h36

      É impressão sua mesmo =) Mas mesmo os posts escritos pela Karla ou em conjunto sempre são editados por mim. O Chata cresceu, Bruna, isso é algo bom =D

  2. bru~~    28/08/2017 - 20h07

    Eu estou passando pela transição capilar usando chapinha e meu cabelo está bem de boa. Acho que o segredo é não exagerar, mas é claro que há cabelos e cabelos. O meu tem a raiz mais lisa, aí é mais tranquilo. Ele já está no ombro (natural) . Não pretendo cortá-lo por agora. Só final do ano que vem. Comecei a transição em 2015. Não desistam !!

  3. Lidiane    29/08/2017 - 06h56

    Simplismente amei!!!!!!! Estou nesse momento de transição, e ter informações sobre o assunto é importante demais!!!!! 😘

  4. Elisa Alecrin    29/08/2017 - 10h31

    Eu passei minha transição de chapinha. Quando meu cabelo natural tinha uns 6 dedos de comprimento, eu fiz o big chop. No começo eu nem tinha grandes pretensões, só queria dar uma chance mesmo. Fui me convencendo aos poucos a abandonar as químicas e só decidi pela transição quando realmente tive certeza de que era isso que eu queria, mesmo que no final das contas eu tivesse vontade de alisar novamente. Mas não quis e amo meu cabelo natural. Foi uma das melhores decisões da minha vida, sem dúvida. ❤

  5. Mariana    29/08/2017 - 13h22

    Oi Lu! Vocês já ouviram falar do MAB Mais cachos? é um salão aqui em BH especializado em cachos. Acredito ser o único! lá é incrível! Vocês precisam conhecer

    Tem profissionais que auxiliam as clientes durante toda a frase de transição e a Mabel, a hair stylist responsável e dona do salão é maravilhosa!
    Fica aí a dica pra quem tá em transição ou querendo um salão especializado.

    http://www.mabmaiscachos.com.br

  6. Michelle    31/08/2017 - 20h25

    Passei pela transição usando chapinha e cortando a cada quatro meses, com 1 ano e 8 meses fiz mais um corte e percebi que já podia usar o cabelo sem chapinha, passei a finalizar com creme e vida que segue.

Dos quartos mais lindos em que já me hospedei! Amei a decor do Life Hotel 🖤 Bom dia!
Mais sobre Beleza