Gastronomia, O Chef e a Chata

Bolo S’mores com chocolate e marshmallow – O Chef e a Chata

smores1
Com a temperatura caindo, a gente acabou ficando com vontade de fazer um bolo de inverno – se é que isso existe, haha! Aí lembramos dos S’mores, um docinho geralmente feito na beira da fogueira, com marshmallow derretido, chocolate e biscoito… Hummm, e que tal a versão bolo desse docinho delicioso?? Eis a receita dessa semana!

Ingredientes

massa:
5 ovos
120 ml (1/2 xícara) de leite
100 g de manteiga sem sal
180 g (1 xícara + 2 colheres de sopa) de açúcar demerara ou cristal
220 g (2 xícaras) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha

recheio e cobertura:
300 g de chocolate
100 ml (1/2 xícara) de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 pacote de marshmallows

smores3
Preparo

Comece pelo bolo, preparando a manteiga noisette: coloque a manteiga numa panelinha e acenda o fogo, de médio pra baixo. É que manteiga queima com facilidade. Vá mexendo constantemente até que a manteiga comece a dourar. Ela tem que ficar um marrom bem claro, isso demora mais ou menos entre 5 a 10 minutos. Retire do fogo e despeje em uma vasilha. Isso é importante para parar o cozimento da manteiga, a gente não quer que ela queime, só doure mesmo. Deixe esfriar um pouco.
Unte e enfarinhe 2 formas de 18 cm de diâmetro com manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture os ovos, o leite, a manteiga noisette e a baunilha. Em seguida misture o açúcar. Peneire a farinha e o fermento, junte à mistura dos líquidos e mexa bem. Divida a massa nas 2 formas. Leve para assar por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até que o palitinho saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.
Faça a ganache de chocolate: Esquente o creme de leite. Desligue o fogo assim que ferver. Despeje sobre o chocolate bem picadinho (ou em gotas). Aguarde 30 segundos e mexa bem até ficar homogêneo. Misture também a manteiga.
Para a montagem: coloque um bolo sobre o prato onde for servir. Sobre ele, metade da ganache. Coloque o outro bolo e cubra com o resto da ganache. Coloque os marshmallows por cima e, com um maçarico, dê uma queimada nos marshmallows. Sirva a seguir.

smores2

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Ah, e lembro que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para assistir tudo ;D

Links da Semana, Site Bacana

Links da semana: redes sociais e desconexões

Cada vez mais raro encontrar alguém que não tenha uma rede social sequer. Vivemos conectados praticamente 100% do tempo, recebendo informações infinitas sobre todos os assuntos possíveis, mas o que realmente absorvemos desse conteúdo sem fim? Vem ver o que encontrei sobre isso e outros assuntos nos links da semana.
L1
Sobre redes sociais e desconexões

L2
5 produtos para manter os lábios hidratados durante o inverno

L3
12 ideias de vestidos para mandar para a costureira amiga

L4
Ilustrações incríveis e femininas

L5
As bruxas modernas

L6
A dificuldade em criar o simples
http://www.carolburgo.com/2016/06/a-dificuldade-em-criar-o-simples.html

L7
A beleza dos afros

L8
Momentos de amor

Video

Encontrinho 9 anos de blog!

encontrinho1

Fotos: Breno da Matta

Semana passada aconteceu aqui em BH o encontrinho para comemorar nove anos de Chata de Galocha no ar! Em parceria com O Boticário convidei leitoras (sorteadas depois desse cadastro aqui) e na sexta aconteceu nossa festinha. Fizemos no Guaja, um lugar que adoro aqui em BH. Tínhamos um bolinho fofo, mesa com comidinhas bem gostosas e até um drink feito especialmente pra gente, que, claro, tinha baunilha, hehehe!
encontrinho2
Sabe quando a noite passa num segundo?? Ganhei muitos abraços, consegui conversar um pouquinho com cada um e comemorar da melhor maneira possível uma data que é muito importante pra mim. Gravei um vlog mostrando como foi, que tem a participação especial de algumas leitoras que estavam por lá:

Muito obrigada por me acompanharem há tanto tempo! A vontade era fazer a maior festa do mundo, afinal de tudo que já conquistei ao longo desses anos online o mais importante é quem tá aí do outro lado, lendo, assistindo, interagindo e participando. Feliz de estar há nove anos em tão boa companhia!

Obrigada também a O Boticário, que por conta da campanha fofa, que está espalhando presentes e elogios por aí, pode proporcionar a nossa comemoração =)

Blog Chata de Galocha

Pra inspirar: dicas invernais com brasileiras incríveis

Para quem estava com saudades do frio ele chegou chegando nas últimas semanas, e pelo que parece não vai arredar o pé tão cedo! Felicidade para quem, como eu, ama as temperaturas mais baixas! Mas quando o frio chega fica a dúvida: que roupa usar? Separei alguns looks invernais de brasileiras lindas bem diferentes que criam looks incríveis, vem ver!

06-17-pra-inspirar-01
Julia Faria
A Julia é um dos meus ícones de estilo atuais preferidos, e apesar de estar sempre com peças grifadas, conseguimos adaptar com versões mais po$$íveis. Ela ama um look monocromático com tons neutros, seja o preto básico ou os tons terrosos. Nos looks invernais ela abusa das peças oversized e de comprimentos midis ou longos, sempre com uma boa meia calça para não deixar as canelas de fora. Nos acessórios cachecóis enooormes também fazem parte do guarda-roupa invernal da moça, além de chapéus e botas over the knee.

06 17 pra inspirar-02
Magá Moura
Dona de um estilo super divertido, Magá não é NADA básica. Mesmo quando escolhe um look em tons mais neutros as peças sempre têm um toque de estilo, seja nos acessórios ou no cabelão super poderoso! Para esquentar no inverno ela abusa de casacos marcantes, muitas vezes imitando pele, peças jeans com muito patches e luvinhas. Nos pés sempre um tênis confortável e para dar mais estilo aos looks brincos e bolsas super diferentes!

06 17 pra inspirar-03
Vic Ceridono
Vic para mim é uma das pessoas mais bem vestidas no meu feed no Instagram. Muito raro ela escolhe uma combinação que não me agrade, e como vive em Londres é possível encontrar muitos looks invernais para se inspirar nela. Apesar de ter um estilo mais clássico, ela sempre consegue colocar um toque contemporâneo nos looks, por exemplo com as botinhas baixinhas com uma pegada rocker. No frio os casacos de pele ganham o ar da graça nos looks da Vic, quase sempre combinando com peças em tom neutro. Amo o look (quase) all white com o casaco de pele e a botinha preta. Os looks dela sempre têm sobreposições, que além de esquentar também dão mais personalidade.

E você, como te se esquentado nesse inverno?

Acessórios, Moda

Tendência que amo: óculos gatinho 2.0

Com o tempo todo mundo acaba aprendendo qual o tipo de óculos funciona melhor no seu rosto, né? No meu, largo, o que funciona melhor são modelos grandes, então toda vez que busco um par novo vou atrás doa maiores, pois tenho mais chances de sucesso. E nessas acabei reparando numa nova tendência que estou amando: os óculos gatinho 2.0! Esse nome é coisa minha, não sei se existe um nome específico, mas tô falando dessa nova geração de óculos gatinho que tem a lente redondinha e o puxadinho só na armação, sabem como? Assim ó:
gatinho2
Esse modelo aqui de cima foi o primeiro que conheci com essa característica, é o Wolves, da marca australiana Valley Eyewear (por sinal, tô amando muito as marcas australianas!). Ele é bem grande e tem vários tipos de acabamento, e é sucesso total no site, vive esgotando e ganhando reedições!
Mas a coisa começou a popularizar mesmo depois que a Fendi adotou o novo formato, lançando dois modelos com essas características: o Paradeyes, modelo com a lateral vazada bombadíssimo no Instagram, e o Eyeshine, com armação metálica.
gatinho2b

Marc Jacobs também lançou a sua versão, mais leve (e ainda maior que o Valley) com a armação em metal. Gente, estou obcecada por esse tipo de óculos, hahaha! Meu modelo favorito ainda é o da Valley, que acho mais curinga e com menos chances de ficar datado em uma temporada.

E você? Curte a tendência? Já viu algum parecido em marcas com preços amigos? Conta aqui!