Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Veneza

10.04.2011
Lu Ferreira

Veneza é simplesmente a minha cidade preferida na Itália. Impossível descrever. Há aqueles que a amam e aqueles que a odeiam e eu, definitivamente, faço parte do primeiro time. Entre turismo, carnaval e apresentá-la a amigos, já estive lá quatro vezes e estou disposta a visitá-la sempre que possível. Pois, cada vez que retorno, a vejo de uma maneira diferente. A primeira vez era período de acqua alta e se atravessava a Piazza San Marco por meio de pontes improvisadas para o período de chuva em outubro. Na segunda vez, era carnaval e eu pude ver ao vivo toda a festa que, desde pequena, via pela televisão: o charme, a elegância e a criatividade veneziana. Na terceira vez, era maio e havia um sol estupendo! Suas casas, águas e pontes estavam mais coloridas, mais intensas, mais profundas. E na quarta, acompanhando a minha mãe, encontramos um sol maravilhoso, mesmo com o frio intenso de janeiro.

É encantadora, romântica, histórica e particular em cada um de seus ângulos. Na minha opinião, não existe cidade que se possa comparar no mundo! A melhor cidade para se perder em meio a becos e vielas, com setas que apontam todas as direções ao mesmo tempo, para acessar os seus principais pontos turísticos como a Piazza San Marco, a Ponte do Rialto ou a Stazione Santa Lucia. Dica: chegando à Estação Santa Lucia, pegue gratuitamente o mapa da cidade. Para atravessar o canal, você pode comprar o bilhete para o barco (cerca de 12 euros) ou atravessar a pé, vai depender do peso de sua bagagem, mas posso dizer que não é uma caminhada pesada. Se estiver com pouca ou nenhuma bagagem, é tranquilíssima!

Em Veneza é impossível se locomover de carro, por isso, opte por chegar de trem ou avião. E lá dentro, você pode passear de barco ou gôndola (os famosos gondoleiros, lindos, charmosos e mercenários, cobram cerca de 80 euros pelo passeio. Conselho: pechinche!).

O que comer: Não deixe de experimentar os pratos a base de frutos do mar. Se puder, escolha o menu completo italiano e não o menu turístico (composto de um prato único), pois assim você terá direito a entrada, primo piatto, secondo, contorno e dessert (é caro, mas vale a pena!). Além disso, saboreie pizzas, sorvetes e crepes de Nutella, que são altamente recomendados! Visite também o mercado do peixe. Toda manhã chegam milhares de peixes frescos, da melhor qualidade e uma especialidade da região!

Onde ficar: Hotel Lisbona – preço honesto, bom atendimento, quartos pequenos, porém aconchegantes, mas o melhor de tudo é a localização: a beira de um canal, pertinho da Piazza San Marco e, consequentemente, pertinho de tudo! Além da vista do mar pela janela, é velhinho (como toda a Itália) e decorado a la período renascentista.

Passeios: Ilha de Murano e Burano. Lá você pode acompanhar de perto a fabricação das famosas esculturas de vidro, feitas artesanalmente. Não é um passeio indispensável, pois as ilhas se assemelham muito com a própria Veneza, assim como os artigos em venda. São passeios para quem optou por passar mais de dois dias em Veneza e está com tempo de sobra para se aprofundar nas particularidades da região.

Compras: Você encontra as lojas de todos os estilistas italianos imagináveis: Valentino, Armani, Dolce & Gabbana, Moschino, etc… Uma coisa certa é que você não pode visitar Veneza e voltar sem uma máscara para casa, né? Mas esteja atento aos preços, pois a cidade mais linda da Itália, também é a mais cara! Pesquise e pechinche muito! Geralmente, todas as lojas a beira dos canais são mais caras, mas a medida que você se distancia do mar e da Piazza San Marco os preços vão diminuindo, e muito! Como a oferta de máscaras é infinita, fique atento também ao acabamento.

No mais, é aproveitar tudo aquilo que Veneza oferece, sem deixar escapar nada! Entre em todas igrejas, mostras e museus que puder, veja o por do sol, o entardecer, observe seus moradores… e uma otima viagem!

Cristina Mereu mantém o blog Não Vou Sair Assim e publica suas fotos aqui. Para falar com ela, escreva para [email protected]

19 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Fabíola Paiva    10/04/2011 - 14h31

    Adorei o post!
    Veneza realmente é indescritível!
    Visitar a cidade no carnaval é ainda mais legal…
    Não tem nada mais lindo do que ver todas as pessoas fantasiadas, com máscaras lindas e vestidos medievais!
    Experiência única!
    Mas, quem optar por ir nesta época, prepare-se para ver uma multidão de turistas na cidade! Sério, é um mar de gente! E de japoneses, claro! ;)
    Beijos

  2. Dayane    10/04/2011 - 14h36

    Adoreiii!!!
    Moro em venezia e fiquei muito feliz que vc adora essa cidade linda!!
    mil beijosssss

  3. Giuli Castro    10/04/2011 - 14h55

    Também sou apaixonada por Veneza! Fui uma vez, em Outubro de 2009 e ainda quero voltar novamente! Alias, eu adorei a Italia, mas Veneza e Florença conquistaram mais meu coração! Adoro cidade pequenas! Apesar de ser mesmo a cidade mais cara da Italia, a visita vale mto a pena! Adorei o post!

    Bjos
    http://salada-frutas.blogspot.com

  4. Cristiana    10/04/2011 - 15h02

    Estou planejando minha primeira viagem à Itália, então este post veio a calhar. Lindas fotos.

  5. Giovana    10/04/2011 - 17h28

    Sol na Itália é tudo! Linda as fotos!

  6. Patrícia Lycarião    10/04/2011 - 19h44

    Realmente Veneza é mágica! Amo de paixão! Mas que o seu gondoleiro está mais gente boa, ele está! Eu e meu marido pagamos 300 euros!!! Facada, mas valeu a pena!

    • Lorena Borges    11/04/2011 - 11h03

      300 euros para andar de gôndola? JESUS! o.O

    • Ana    13/04/2011 - 10h43

      300 euros? que isso?! eu paguei 100 euros para a volta completa e com 5 pessoas!
      E olha que eu fui na época de alta temporada hein….

      :O

      Veneza é liiiiinda mesmo!

    • Patrícia Lycarião    14/04/2011 - 13h31

      Como disse meu marido: Só vou pagar pq é lua de mel! rsrsrsrsr O pior, foi que o gondoleiro era novato e eu tive que ficar indo e voltando da ponta da gôndola para que ele conseguisse passar a frente dela em baixo das pontes. Catástrofe absurdamente cara. Pelo menos hoje a gente ri da situação… rsrsrsr

  7. Eulalia    10/04/2011 - 21h52

    Ai, deve ser maravilhoso…morro de vontade de conhecer Veneza!!!
    Eulalia
    http://www.papodemeninas.com/

  8. Anonima    10/04/2011 - 21h52
  9. Mariane    11/04/2011 - 11h04

    Humm, me imaginei lá…
    Adoro esses posts!

  10. Maria    11/04/2011 - 13h28

    Morei no lado de Venezia e nunca me cansei de visitar todos os dias esta cidade, a cada visita descobria uma coisa nova, ou seja, é impossível a cidade se tornar chata!

    A cidade é praticamente um labirinto e é cheia de coisas escondidas!

  11. Rai    11/04/2011 - 16h30

    Mais uma cidade pra minha listinha! ;)

  12. Cris    11/04/2011 - 16h49

    Aaah esse foi o intercâmbio que mais amei, talvez por duas coincidências, a autora foi a Cristina (igual eu) e foi em Veneza aiiiiin meu sonho de consumo conhecer. *—–* amei amei meesmo!

  13. Nati    12/04/2011 - 10h23

    Simplesmente A-D-O-R-O os posts “Intercâmbio”!!
    Mais mais mais mais mais mais maaaaaaaaaais!!! :)

  14. Aninha    12/04/2011 - 16h31

    Eu conheci Veneza esse ano e tbm voltei apaixonada… Como queria morar naquela cidade ou mesmo em Milão e passar o fim de semana em Veneza… Um sonho… Adorei seu post sobre Veneza…
    Bjus!!!

  15. Vivianny    12/04/2011 - 21h40

    Veneza deve ser um sonho. Acho que o sonho da maioria das mulheres românticas e apaixonadas!!rsrs

  16. isadora    13/04/2011 - 21h08

    eu faço parte do grupo que odeia veneza.. que me perdoem as apaixonadas e as que romantizam essa cidade, mas ela fedeeeeeee! a agua dos canais tem cor de cera… eca eca

Mais sobre Viagem