Carregando...
Cinque Terre,Europa,Itália,Viagem

Conhecendo Cinque Terre – Itália

04.08.2014
Lu Ferreira

cinque_terre_chata_de_galocha_viagem_lu_ferreira_fotos_leo_horta_0177
Além de passar essas três semanas estudando em Milão eu quis aproveitar pelo menos um final de semana pra viajar aqui dentro da Itália. Um lugar que é próximo de Milão e nós ainda não conhecíamos é Cinque Terre, uma região de cinco vilarejos que fica a 3 horas (de trem) de Milão. Pesquisando sobre as Cinque Terre acabamos decidindo nos hospedar em Monterosso, a terre que tem mais infra-estrutura. Alguns relatos que li antes de ir recomendam ficar em uma das cidades do entorno, como La Spezia, mas amei a experiência de ficar duas noites em Monterosso e recomendo pra quem for passar pela região.
trem
Compramos o tíquete de trem Cinque Terre de um dia (12 euros por pessoa), que permite a viagem em qualquer trem regional que pare nas terres durante um dia (também existe o tíquete de dois dias, acho ideal pra quem tiver mais tempo na região) e assim fomos conhecendo cada uma das cidadezinhas: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e de volta a Monterosso. Uma coisa importante pra quem for comprar o tíquete é lembrar de validar antes de usar pela primeira vez: é só colocar cada um nas maquininhas que ficam espalhadas pela estação.
cinque_terre_chata_de_galocha_viagem_lu_ferreira_fotos_leo_horta_0166
Riomaggiore é uma graça de cidade. Super íngreme e bem pequena, foi a primeira parada depois de amanhecermos em Monterosso. Uma caminhada curta liga a estacão ao centro da cidade e também à Marina, que tem uma vista muito bonita. É a cidade com mais cara de vila de pescador, as casas parecem que vão despencar, é muito bonito e diferente. Não demoramos por lá, apenas passeamos pelo centro, tomamos um belo gelato artesanal (de melancia! Inusitado, né?) e partimos pra próxima.


cinque_terre_chata_de_galocha_viagem_lu_ferreira_fotos_leo_horta_0168
Manarola foi a segunda. Já estava tarde e foi aqui que resolvemos almoçar, a cidade é um tiquinho maior que Riomaggiore e tem vários restaurantes simpáticos pra quem quiser comer por lá. Claro que como em todas as terre o forte são os frutos do mar. Confesso que não é meu tipo de comida favorito, mas não podia deixar de provar os pratos típicos da culináriada Ligúria, que em 90% das vezes inclui um fruto do mar. Achei um ítem no cardápio que eu amo: fui de calamari fritti de almoço, delicioso, principalmente com um pouquinho do suco de limão siciliano temperando!
cinque_terre_chata_de_galocha_viagem_lu_ferreira_fotos_leo_horta_0170
Chegamos a Corniglia e logo na saída da estação demos de cara com todos os passageiros do trem tentando entrar num micro ônibus… Ignoramos a bagunça e fomos em frente pelo caminho de pedestres, apenas pra descobrir que é uma MEGA subida, hahaha! Gente, é bem longe, principalmente pra quem está andando o dia todo embaixo de um sol forte. Subimos escadas que pareciam não ter fim, andamos, e pronto: Corniglia. Confesso que assim que chegamos à cidade, antes de entrarmos na miúca do centro, achei que iria me arrepender de ter ido até lá… Mas foi só tomar um belo gelato e virar a esquina pra descobrir uma das terre mais fofas! AMEI Corniglia, pequenina, espremida, com ares de cidade medieval al mare… Uma das minhas favoritas.
cinque_terre_chata_de_galocha_viagem_lu_ferreira_fotos_leo_horta_0174
Depois de Corniglia (descemos pra estação usando o ônibus, #ficaadica) fomos pra Vernazza, a terre que costuma ilustrar os guias de viagem da região. A cidade é maiorzinha, estava enfeitada com bandeirolas e logo que chegamos ao centro notados uma movimentação diferente: era um casamento! Os noivos estavam numa sacada jogando doces pra multidão lá embaixo, que gritava e aplaudia, uma festa! Depois de descermos até o mar e Leo experimentar um mergulho fomos até a praça principal para um aperitivo, e outra surpresa: uma procissão. Era dia santo e as crianças estavam todas de branco, uma graça! Em seguida uma banda uniformizada começou a tocar, a coisa parecia um filme de tão surreal, heheh! Vernazza é outra favorita, a cidade tem uma praça central com muitos restaurantes bonitinhos e é o lugar mais adequado (fora Monterosso) pra quem quer entrar na água.
cinque_terre_chata_de_galocha_viagem_lu_ferreira_fotos_leo_horta_0164
E de volta a Monterosso, nosso ponto de partida, que foi também a minha terre favorita. O motivo é que é a única terre que eu acho que faz sentido passar mais de um tempinho, é a que tem mais estrutura e a única que tem praia. É bem gostoso passear pelo “calçadão” (se é que podemos chamar assim, hehehe, é tudo mini!) e escolher um dos restaurantes para jantar. Comemos bem nos três dias que ficamos por lá, provando pratos com frutos do mar e também tradicionais como massa ao pesto e à bolonhesa. Pra quem quer se hospedar em uma das terre recomendo muito o Hotel Margherita, onde ficamos. Nem parece que estamos num mini vilarejo, o hotel é ótimo, tem wifi e um café da manhã gostosinho, ficaria lá novamente.
margherita
A viagem de Milão a Monterosso dura 3 horas de trem (partindo da estação Centrale). Nossa passagem custou 34 euros/cada, na tal primeira classe (que não tem nada demais, na ida nosso vagão mal tinha ar condicionado). Dá conhecer todas as cidades em um dia, como fizemos (no resto do tempo ficamos em Monterosso), mas se você tiver mais tempo acho que o ideal é passar pelo menos dois dias por lá, andando com calma. Eu estava morta no fim do dia, hahah!
cinque_terre_chata_de_galocha_viagem_lu_ferreira_fotos_leo_horta_0173Nós acabamos não fazendo nenhuma trilha, atividade comum de quem visita a região. Existem várias que ligam os vilarejos, mas o sol forte não era muito animador… A única que realmente queria fazer era a Via dell’Amore, que liga Riomaggiore a Corniglia, mas infelizmente ela estava fechada por questões de segurança e ficou para uma próxima.

cinque_terre_chata_de_galocha_viagem_lu_ferreira_fotos_leo_horta_0175

Quem for precisa fazer uma mala adequada: no verão o sol é bem forte e o dia só escurece lá pelas 21 horas, e é preciso lembrar que se anda muito, não existem carros e táxis (mentira, existem, mas é uma bobagem pegar, as cidades são muito pequenas!) por lá. Roupas leves, de cores claras, chapéus, óculos e sapatos e sandálias muito confortáveis são o ideal pra quem for visitar as Cinque Terre.

Alguém já visitou Cinque Terre? Alguma dica pra quem estiver de viagem marcada?

21 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Vivy    04/08/2014 - 10h04

    Que lugar maravilhoso!!! Estou acompanhando as fotos da sua viagem pela Insta e estou amando tudo!!!!Eu nunca visitei Cinque, mas fiquei com muita vontade, vai pra lista!!! rs

    http://www.blogdavivy.com/

  2. Eliza    04/08/2014 - 10h36

    Lindo, adorei as dicas!

  3. Mariana    04/08/2014 - 10h53

    Já fui duas vezes pra Cinque Terre, em ambas saí de Florença de manhã beeem cedo e passei o dia (e uma das vezes ainda parando em Pisa na finaleira hahah). Realmente é uma maratona ver as 5 cidades num dia, se eu fosse recomendar pra alguém esse passeio seria no mínimo 2 dias. Mas pra quem tá viajando no estilo mochilão, que todo dia é uma maratona, até vale a pena dar um pulo de um dia, no meu caso teve que ser isso porque “sobrou” um dia em Florença e já tinha hospedagem paga lá.
    Independente do tempo e verba disponíveis, é um passeio imperdível na Itália :))

  4. Tati    04/08/2014 - 10h54

    A Itália é deslumbrante mesmo, só penso em voltar praí (todo ano!). Fotos lindas!

  5. luiza    04/08/2014 - 11h45

    Oi Lu, que sonho conhecer essa parte não tão turística da Itália! Pelas fotos dá para se apaixonar pelas cidadezinhas! Uma graça! Beijos

    http://www.estiloadois.com.br

  6. Eu dou a Dica    04/08/2014 - 18h44

    Maravilha de roteiro… nunca tinha ouvido falar desses lugares!!

  7. omer    05/08/2014 - 17h48

    love this blog!

  8. Gustavo    08/08/2014 - 00h13

    Fiz o passeio de barco que saí de Viareggio…vale muito a pena…

  9. […] já sabia o que iria usar no dia em que fomos conhecer as cinco terres (contei tudo sobre a viagem aqui): um look fresquinho, com cara de praia mas que funcionasse durante as mini viagens de trem que […]

  10. […] Chata de Galocha – Conhecendo Cinque Terre (Itália) […]

  11. Daniele    12/08/2014 - 17h52

    Que delicia de passeio! beijos Lu

    Blog Dani News

  12. Cadu    04/02/2015 - 14h02

    Vamos fazer uma viagem em família (7 pessoas) para a Itália, de Veneza a Nápoles, e eu tinha previsto passar em Cinqueterre (entre Lago di Garda e Lucca), mas depois mudei de ideia porque achei a logística das terres complicada porque estávamos viajando com pessoas idosas e crianças.

    Depois de ler o seu relato mudei completamente os planos: vamos ficar 1 noite em Monterosso (achei um hotel pertinho do Margherita). Explorei pelo Google Street View e fiquei encantado! Era isto que eu estava buscando.

    Obrigado pelo post!

  13. eleonora mota cal viegas    24/02/2015 - 11h23

    Olá, adorei o site!!! E as dicas de Cinque Terre na Itália. Um abraço. Iremos para lá em setembro.

  14. Jane    25/03/2015 - 18h45

    Adorei as dicas!!! Parabéns,

    Estarei em Cinque Tierra de 04 a 08/07. No dia 11/07 Saio de Milão com destino ao Brasil.
    Queria uma dica sua sobre para onde ir de 08 a 11/07. Tem algum lugar bonito entre 5 Tierra e Milão?
    Ou é melhor sair de Cinque Tierra e ir direto para Milão? Estive em Milão em 2013 , somente 2 dias.
    Eu gosto muito de cidadezinhas , lugarejos pouco conhecidos.
    Aguardo ansiosamente as suas dicas!!!

  15. Ana Luzia    22/05/2015 - 11h46

    Olá, Lu …
    Amei suas dicas sobre Cinque Terre, que é um “sonho de consumo” há alguns anos … no momento estou em um albergue “Refugio Acácio y Orietta”, em Viloria de Rioja, no Caminho de Santiago, como hospitaleira voluntária, de onde sairei caminhando, com minha mochila, rumo a Santiago … serão 570km …
    De lá, voltarei a Lugano, onde vivem minha filha, genro e 3 netos …
    Com suas informações, irei a Milano Centrale e, de lá, a Cinque Terre !!!!!
    Como terei tempo bastante, penso em caminhar de uma terra para outra, permanecendo o/os dias que forem necessários em cada uma delas, para apreciar muito …
    Maravilhoso foi, encontrá-la e curtir as fotos e comentários …
    OBRIGADA !!!!!
    Ana Luzia (de São Paulo-Capital)

    • Cadu    23/05/2015 - 20h18

      Acabei de chegar de Cinque Terre, fiquei hospedado em Monterosso al Mare num B&B muito charmoso e bem localizado – no coração da cidade. Chama-se Affittacamere Sull’Arco, fiz a reserva pelo Booking.com e me custou EUR90 por noite.

  16. Michele    23/06/2015 - 20h11

    Olá, adorei seu post!! Estou programando conhecer Cinque Terre final de julho desse ano e gostaria de saber se a trilha de Manarola-Riomaggiore, a Via dell’Amore, já está liberada? Como vou sair de Gênova, qual a melhor ordem para conhecer as 5 terras e anda pegar um pouquinho da praia de Monterosso?
    Agradeço desde já

    Michele

    • Miriam    08/07/2015 - 09h47

      Visitei Cinque Terre entre 24 e 27 de junho e a trilha estava fechada. Acredito q ainda continua pq pelo q entendi está fechada desde 2011. O trecho q dá pra fazer é muito curto.

  17. Adriana    21/07/2015 - 19h29

    Irei a Cinque Terre e estou na duvida sobre o roteiro: estaremos em Veneza e iremos ate Roma, passando por Firenze (3 noites), Siena (3 noites) e Cinque Terre (2 noites). Qual seria a melhor forma de fazer esse roteiro: Firenze-Siena-5Terre-Roma OU Firenze-5Terre-Siena-Roma OU 5Terre-Firenze-Siena-Roma? Se alguem puder ajudar, agradeco muito! Obrigada.

  18. Aline    04/03/2016 - 17h53

    Em que hotel você ficou em Monterosso, Lu?

  19. sandra RANGEL    26/07/2017 - 11h08

    aDOREI TUDO. VOCE PODE ME EXPLICAR COMO FAÇO PARA IR DE mILAO CINCO TERRA ,

Mais sobre Cinque Terre