Sabe aquelas receitas que te lembram automaticamente a infância? É difícil achar quem não goste de uma torta de frango com catupiry, principalmente se preparada por alguém querido! Essa receita é originalmente da avó do Gui, mas ganhou ainda mais sabor com o recheio modificado por ele. Vale a pena provar:
Ingredientes:
Massa:
480 g (4 xícaras) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
200 g de manteiga com sal gelada cortada em pedacinhos
1 lata de creme de leite com soro
Recheio:
1 kg de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada em cubinhos pequenos
2 tomates picados sem sementes
3 dentes de alho picados
300 g de catupiry
120 ml (1/2 xícara) de leite
sal
pimenta do reino
Preparo:
Numa vasilha coloque a farinha de trigo e o sal. Junte a manteiga e com a ponta dos dedos misture-a na farinha, formando uma espécie de farofa úmida. Não é necessário dissolver todos os pedacinhos de manteiga, alguns deles pela massa deixam ela mais crocante. Junte o creme de leite e misture tudo até ficar homogêneo. Não é necessário sovar em excesso, isso deixaria a massa elástica. É só o suficiente para que tudo esteja unido. Cubra com um pano de prato para descansar um pouquinho enquanto se prepara o recheio.
Aqueça o azeite numa panela. Junte a cebola e refogue até que ela comece a dourar. Junte o alho e refogue rápido, por cerca de 1 minuto. Adicione o frango, o tomate, o catupiry e o leite, misturando bem tudo. Deixe cozinhar mais um pouco até que tudo esteja bem cremoso e misturado. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Desligue.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Abra metade da massa com ajuda de um rolo, enfarinhando a superfície para que ela não grude. Vá girando a massa entre cada vez que abrir a massa um pouco, assim ela vai ficar arredondada. Abra até que esteja fina, mais ou menos com meio centímetro de altura, e coloque na forma (utilizamos uma forma de 24 cm de diâmetro com fundo falso). Coloque todo o recheio. Abra o restante da massa e cubra a torta. Retire todas as rebarbas, deve sobrar massa suficiente para a decoração: faça tiras com ela, fazendo um xadrez sobre a torta. Corte as rebarbas e pincele tudo com uma gema de ovo para que a torta fique bem douradinha por cima. Abra um pequeno buraco no centro com uma faca pra deixar o vapor sair enquanto assa. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que esteja bem dourado. Rende uma torta grande, com cerca de 10 porções.
Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Ah, e lembro que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para assistir tudo ;D
Oi Lu, tudo bem?
Já tentei entrar em contato com você algumas vezes aqui pelo site ou pelo e-mail [email protected], mas não obtive retorno.
Sou assessora de uma loja em Belo Horizonte, a Villa Maria, especializada em quartos de crianças e bebê. A loja está localizada em Lourdes e no final do mês abrirá uma filial no Ponteio.
Gostaria muito de receber seu press kit, pois temos interesse em anunciar no blog e até mesmo negociar uma eventual presença no evento de inauguração.
Gostamos muito do seu trabalho e acreditamos que a loja tem tudo a ver com seu momento atual.
Um abraço!
Fernanda
Oiii… Eu sou uma dona de casa/cozinheira iniciante e SEMPRE tive vontade de fazer esse tipo de torta, desde o filme da Branca de Neve kkkkkk’ Acho que agora eu faço ;P Um beijão… Adoro seu blog!
Adorooooo o chefe e a chata!!! Nossa toda Quinta corre para ver as receitas.
Bjs
Que D-E-L-Í-C-I-A! Babando aqui no monitor… :)
http://dibobis.blogspot.com.br/
Essa massa fica crocante ou ais macia por causa do creme de leite???
É por isso q eu amo esse blog… Alem do video tem tudo escritinho… Parece q vcs sabem que a leitora está no transporte público, em sampa, e a internet nao carrega video! Amo vcs! Pra sempre kkkkk super bjo!
Hmmmm amo isso!!!
Mas confesso que tenho total preguiça/medo de fazer torta de massa, abrir massa, estas coisas.
vou tentar este recheio na minha massa super rápida!!!
beijos!!!
Lu, por acaso você sabe se essa torta pode congelar? Adoro as receitas do Chef e a Chata!! Meus parabéns!! Beijos
amei a receita da massa! super simples e parece ter ficado super fofinha e leve!
a receita que tenho da familia leva iogurte!
mas e o recheio sem ervilha, milho e azeitona?? minha vó jamais permitiria um desaforo desse!! hahaha
beijo nos dois!
Amo as receitas do chefe e a chata, e essa em especial eu vim correndo pro blog para anotar cada detalhe pra não errar de jeito nenhum a recita, rs.. bjs Lu, amo seu blog e você então.. nem se fala rsrs bjs!!
simplesmentemalu.com.br
Super maravilhosa essa torta !!! Vou fazer, adoro o chef e a chata !!! Beijos :*
Lu, que receita maravilhosa! Fiz no final de semana e ficou uma delícia, com o recheio bem cremoso e a massa perfeita!
luuu, eu fiz e deu hiper certo. levei para a faculdade, e tambem fiz aqui em casa. todos AMARAM *-* só que em vez de usar o catupiri, usei o requeijão e ficou maravilhoso,.
Eu fiz essa receita com farinha de trigo integral, minha massa ficou quebradiça, pra montar deu um trabalhão. Tem algum segredo quando a farinha é integral?
RECEITA DELICIOSA ME AJUDOU MUITO AMOO ESSA TORTA FAÇO TODO FINAL DE SEMANA PARA COMER COM A FAMILIA