Carregando...
Saúde e bem estar

Invisalign: Tudo sobre o aparelho transparente

10.06.2021
Redação Chata de Galocha

Um belo sorriso vai muito além de algo estético; é também questão de saúde. E se antes esse cuidado de alinhar os dentes era bem mais presente entre crianças e adolescentes, agora é cada vez mais comum que as pessoas 30+ também estejam procurando tratamentos odontológicos e se rendendo ao uso do aparelho (Nossa redatora, a Tati, é um desses exemplos, como vocês já devem ter visto nos vídeos dos Favoritos).

Mas não dá para negar que a aparência do tradicional aparelho fixo acaba sendo um fator que faz com que muita gente prefira adiar ou até mesmo desistir do tratamento. E esse é um dos motivos que fez o Invisalign virar item de desejo de um número cada vez maior de pessoas.  

O que é o Invisalign?

A dentista Dra. Regina Bregalda explica que o Invisalign é um alinhador transparente que faz as mesmas movimentações que os aparelhos fixos, trazendo conforto estético e funcional. “O tratamento é feito através da troca de alinhadores (que parecem moldeiras) que são fabricados sob medida para cada paciente. Essa troca é feita em aproximadamente 10 dias ou de acordo com a orientação do dentista”. 

O que acontece é que cada alinhador modifica a posição dos dentes em relação ao alinhador anterior, assim é feita a movimentação, que é toda planejada previamente ao início do tratamento em um software 3D. Esse programa permite visualizar a sequência de movimentações dos dentes e o resultado esperado. 

Vantagem em relação aos outros tipos de aparelhos

São alguns pontos que fazem com que o Invisalign ganhe a preferência dos pacientes. A Dra. Regina lista alguns deles:

  • Por ser removível, traz o conforto de não limitar em nada o modo de vida de quem o utiliza; 
  • Pode-se fazer a alimentação normal (uma vez que é retirado para comer); 
  • A vida social permanece intocada, uma vez que não há risco de machucar a boca ao realizar atividades esportivas;
  • Esteticamente ele é transparente, sendo imperceptível em fotos, por exemplo;
  • O tratamento tende a ocorrer de forma mais rápida, pois apresenta uma previsibilidade maior dos movimentos e é possível fazer vários deles ao mesmo tempo de forma isolada (diferente do que ocorre no aparelho convencional);
  • A Higienização é facilitada em virtude de o paciente remover o aparelho para escovar os dentes e passar o fio dental, mantendo seus hábitos normalmente. 

Vantagem do Invisalign em relação aos outros aparelhos “invisíveis”, que têm a mesma proposta

Hoje o Invisaling tem mais de 10 milhões de casos no mundo. Para a especialista, a marca trouxe uma revolução na ortodontia. “O programa dá cada vez mais soluções específicas para cada caso. Não há outro aparelho hoje que possa competir com essa biblioteca. Hoje, as novas marcas de alinhadores estão na mesma posição que o invisalign estava há aproximadamente 10 anos”, compara.

Quando o Invisalign é indicado

Segundo a Dra. Regina, atualmente, o Invisalign é capaz de tratar, desde casos simples de alinhamento dental, até casos mais complexos, como mordida aberta, prognatismo (dentes inferiores por cima dos superiores) mordidas cruzadas, entre outros. 

Ela alerta que, assim como qualquer outro aparelho ortodôntico, após o término do tratamento com invisalign, é necessário o uso de aparelhos de contenção por um tempo. “Essas contenções são aparelhos passivos que mantêm os dentes na posição final do tratamento até eles criarem uma estabilidade. Em alguns casos pode ser necessário um ajuste oclusal, como se fosse um refinamento do tratamento. Os dentes são estruturas que podem sofrer movimentação caso a força que esteja sendo colocada sobre ele não esteja em equilíbrio. Nesse caso, os dentes podem sim, se movimentar e alterar a posição que tinham ao final do tratamento”.

Média de duração e valor do tratamento

O tempo de tratamento depende da complexidade do caso e dos números de alinhadores necessários para realizar todos os movimentos da forma planejada. Casos simples podem durar de 3 a 5 meses.

O custo varia de acordo com a complexidade de cada caso e o número de moldeiras necessárias. Em média, varia de R$5 mil a R$15 mil. 

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Mais sobre Saúde e bem estar