Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Recife!

03.01.2012
Lu Ferreira

Sou leitora assídua do Chata, e esta semana estava lendo a coluna de intercâmbios quando vi um post sobre Belo Horizonte e pensei: “Porque não mandar um artigo sobre a minha cidade? Ninguém mais indicado para mostrar a cidade do que uma própria nativa!”. Então aqui vão alguns dos points de Recife, ou, se preferir, Hellcife (por conta do calor!!!).

Recife teve seu crescimento graças ao porto, pois no início do século XVI servia de porto de escoação das mercadorias para a capital pernambucana, Olinda. Apenas em 1710, quando os comerciantes que moravam em Recife lutaram contra os donos de engenhos falidos que moravam em Olinda, a cidade conquistou finalmente o titulo de capital e teve a sua independência. Esta região do porto onde os ricos comerciantes tinham as suas lojas e sobrados localiza-se no Recife Antigo, onde hoje se encontra um centro cultural da cidade com uma variedade de pontos turísticos, museus, barzinhos e é palco das principais manifestações culturais do estado, como o nosso famoso Carnaval.

Um dos lugares mais conhecidos e normalmente o bairro aonde os turistas se hospedam é Boa Viagem. Quem nunca ouviu os versos da música de Alceu aonde ele fala “Eu lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem…” ? Pois bem, o bairro é um dos bairros mais nobres da cidade, e está rodeado de hotéis, restaurantes, lojas, boates e claro, a nossa querida prai,a que diferente de todas as outras possui uma água bem quentinha e caldinho de todos os sabores para podermos nos deliciar com aquela cerveja bem geladinha!

Recife tem um folclore muito rico e festas o ano todo. Um dos ritmos pernambucanos que somos apaixonados é o maracatu, e todo domingo acontecem ensaios tanto em Olinda quando no Recife Antigo. Ou seja, podemos brincar carnaval o ano inteiro! Quando chega janeiro o carnaval oficialmente começa por aqui, Olinda começa a ferver com os ensaios de frevo e de bandas que geralmente tocam no nosso carnaval. Quando estiver em Recife/Olinda procure comprar algum dos instrumentos de maracatu e ir ao Antigo fazer aulas de graça. Todo mundo ensina com muita boa vontade e a diversão é garantida!!

Onde Comer?

Uma dica que eu dou para todos os visitantes que querem provar uma boa comida regional é comer no Paraxaxá (foto acima), quem não tem frescura e também quer além de provar nossa comida quer vivenciar um pouco do estilo pernambucano eu indico o Mercado da Madalena. Mas e se você cansou de comer buchada? Sem problemas! Temos o bar mexicano Boratcho, super legal, com DJ aos sábados ou então, no domingo, quando você quiser se encontrar com os amigos e comer um hamburger bem gostoso vá ao Pin-up, lanchonete no estilo americano dos anos 50/60.

Onde Comprar?

Quer comprar lembrancinhas ou roupas de renda? Existe um lugar certo para você em Recife: Casa da Cultura (antigo presídio que hoje funciona como centro de lojas que vendem artigos nordestinos). Além dos 5 shoppings que a cidade possui, temos várias galerias com boutiques, que vão desde roupas alternativas como a Vulgo a lojas com roupas de estilo mais refinado, como a Dona Santa.

Bom, espero que este texto tenha lhe deixado com aquela vontadezinha de vir conhecer o que Recife tem de melhor! Qualquer dúvida ou se quiserem mais dicas sobre a cidade podem entrar em contato comigo (@lusnape). E para finalizar a música mais cantada pelo pernambucanos durante o ano todo, principalmente no final da madruga da terça de carnaval: “Quem é de fato, bom pernambucano espera um ano pra cair na brincadeira. Esquece tudo quando cai no frevo e no melhor da festa chega a quarta feira”

74 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Gra    03/01/2012 - 10h36

    Arumma o “lembranÇinhas” que ficou feio esse “Ç” aí!

  2. Gra    03/01/2012 - 10h37

    E eu tenho que arrumar o arumma!! affe ¬¬

  3. Mariana Matos    03/01/2012 - 10h37

    Adorei o post! Realmente nossa cidade tem muita coisa a oferecer, e ainda poderíamos citar muuuuitos outros pontos importantes, como o Instituo Ricardo Brennand, a Praça da Jaqueira, a Feirinha de Boa Viagem, etc.

    ;*

  4. Bruma    03/01/2012 - 10h54

    Amooooo Hellcife!!
    Ótimo post, adorei as dicas…bjs

  5. Livia    03/01/2012 - 10h55

    “Minha cidade, menina dos olhos do mar, dos rios q levam meu coração, do sol q começa a raiar..”

    ok, não nasci nem moro em Recife mas amo tanto que tenho o mapa do Nordeste tatuado nas costas, com apenas o contorno de pernambuco (IMORTAL! IMORTAL!) na parte de dentro.

    eu AMEI, o mercado da Madalena. Fui sozinha, de onibus, like a recifense hehehe. É da terra meeeesmo. Tentem também o mercado São José, perto do cais de Santa Rita. Tem tudo que a casa da cultura tem, com preços menos turísticos, se é q vcs me entendem rs. Fora q o mercado em si é um show. Se vc tiver acompanhado de um nativo, pra não precisar abrir a boca e ser denunciada pelo sotaque, melhor ainda.

    Aos domingos tem feira de artesanato na Rua do Bom Jesus, que as vezes é temático, se nao me engano. Da pra encher a cara de tapioca na frente da torre Malakoff (onde Alzira, aquela da musica do Lenine, bebia vodka hehehe) e de quebra ir na primeira sinagoga das Américas, que fica nessa rua também.

    Ai, como amo esse lugaaaaaar!!! Preciso voltar pra ir nessa Hamburgueria Pin-up. A decoração é linda, mas nunca entrei.

    “Recife eu te dou meu coração” ?

    • Bárbara Lira    03/01/2012 - 11h51

      Bem lembrado, Mercado de São José é ótimo pra fazer compras, tem desde carne de sol da boa a íma de geladeira.Sem contar que tem uma igrejinha acho que é atrás do mercado, linda recoberta de ouro….outra preciosidade do centro de Recife, que a cada esquina tem uma igreja mais linda no melhor estilo barroco.
      Recife é linda e merece ser melhor divulgada ;)

    • Malu Tompson    11/01/2012 - 18h48

      Oi Fiquei emocionada ao ler seu post. Você já Pernambucana de coração. Tenho que certeza que ao so dos clarins do frevo, seu sangue deve acelerar e fervilhar.
      Sou pernambucana, apaixonada por Recife, minha terra natal! Porém não moro lá há quase 9 anos. Sempre que tenho uma folga, corro prara rever os amigos e familiares e tento matar um pouco a saudade de alguns desse lugares citados maravilhosos. Acrescento ai à lista: O Instituto Ricardo Brennand. Lugar excepcional, onde se respira cultura, lá na Várzea, pertinho da UFPE..
      Minha dica: Não existe lugar no Brasil mais acolhedor que Recife, com suas águas, suas pontes, sua gente boa e acolhedora… Venham conhecer!

  6. Vanessa Batista    03/01/2012 - 10h56

    Meninas!
    Tbm moro em Recife e tudo que ela falou é a mais pura verdade!Não tem como não gostar daqui,tem lugar pra todos os gostos!
    Beijooos!

  7. Danielle    03/01/2012 - 11h03

    Adorei o post! Fui recentemente a Recife e pude conferir alguns dos lugares citados. Ao contrário do q imaginava Recife é uma cidade linda, histórica e ao mesmo tempo moderna e cosmopolita, com muitos turistas, gente bonita e ótimos programas p se fazer.

  8. Bárbara Lira    03/01/2012 - 11h09

    Ótimo post,
    Morei em Olinda por três anos e tive a oportunidade de conhecer essa terra que é linda….o centro da cidade com as pontes e a Casa da cultura são meus lugares prediletetos na cidade é mta história…e as ladeiras de Olinda são um charme a parte vale a pena visitar o Alto da Sé durante a noite, tem-se uma linda vista da orla de Recife toda iluminada.

    Parabéns!!!

  9. Ana Flávia Belfort    03/01/2012 - 11h32

    Realmente, recife é tudo de bom. Sou do interior de pernambuco e sempre estou em recife nas férias.. mas nunca fui em nenhum desses lugares!! Acho que quando vc meio que se acostuma com o lugar acaba caindo na rotina, sempre visitando as mesmas coisas ou fincando em casa. O bom é que esse post me deu várias idéias do que fazer da próxima vez que for lá, então muito obrigada!

    http://www.blogmorangosdonordeste.blogspot.com

  10. Anonima    03/01/2012 - 11h47

    Amo muito Recife, oh terrinha boa

    http://digaladigacadigaae.blogspot.com/

  11. Clarissa    03/01/2012 - 12h06

    Recife é realmente muito linda!
    Quem puder dar uma esticada a Porto de Galinhas não vai se arrepender!
    Além de belas praias e de um riqueza cultural valorizada e bem preservada a cidade tem uma vida noturna maravilhosa!
    A recifenses dão show no estilo!!!!

    Beijão

  12. Bruna Gabi    03/01/2012 - 12h13

    Fiquei com mais vontade ainda de conhecer Recife!

  13. Adriana    03/01/2012 - 12h19

    Estive em Recife e Olinda no carnaval do ano passado e adorei!!! Tenho uma amiga que mora lá e não vejo a hora de voltar para visitá-la!!!

    Mas nada me emocionou tanto quando, no meio do carnaval no Recife Antigo, minha amiga recifense me mostrou um casarão e disse que ali era um antigo mercado de escravos. Fiquei toda arrepiada, adoro lugares carregados de história e com essa atmosfera antiga e repleta de cultura.

    Parabén pelo texto, excelente post!

    Adriana

  14. Gleyce Gabrielly    03/01/2012 - 12h37

    Sou de pernambuco e já visitei a maioria dos lugares citados, A casa da cultura é INCRÍVEL, amo o Recife s2. Beijoos

  15. Carolina    03/01/2012 - 12h54

    Oi, vc so esqueceu de falar que a agua do mar e quentinha, mas nao podemos nem por o pe, por causa dos tubaroes !

    • milena    03/01/2012 - 16h27

      recife é UMA das diversas praias de Pernambuco. Podemos colocar o pé, só temos que seguir algumas recomendações. Se mesmo assim, houver medo, se desloque 50 km por um caminho MARAVILHOSO e vá à praia de porto de galinhas. amazing, fica a dica. beijos

    • Claudia    03/01/2012 - 16h35

      Ô Carolina, dá para colocar o pé, sim, o corpo todo e se deliciar com a água!!! Só quem sofre, e muito, com os tubarões são os afoitos que não respeitam a sinalização espalhada pelas praias e todas as recomendações de não passar dos arrecifes!!!!!!!!
      Sou de Recife e não trocaria esta cidade por nenhuma outra, ela é maravilhosa com suas belezas, seus problemas e seus contrastes.

    • Amanda Salles    04/01/2012 - 13h26

      Claro que dá pra colocar o pé….tá doida amiga? Moro aqui na praia de boa veiagem e adoro ir na praia…tomar banho de mar e etc. Tem só que “se ligar” !!! E não ir nos lugares perigosos! =) Beijo

    • Carolina    04/01/2012 - 18h27

      Oi gente, desculpa falar assim, mas fui a recife em outubro e o taxista nos avisou para nem colocar os pes, fomos a praia da boa viagem e um guia nos alertou a ficar bem longe do mar, nao sabia que podia entrar no mar, me perdoem

    • Juliana    06/01/2012 - 18h56

      Gata, como assim não pode colocar o pé? Como foi dito, quem se ferra aqui são as pessoas mais “afoitas”, que inventam de ir mar a dentro! Mas beber uma água de côco, tomar um açaí no calçadão, ou uma cervejinha na areia só curtindo a tarde é uma djiliça! Nasci e moro em Recife, essa cidade é linda, singular, guarda muitas histórias e está crescendo muito, mesmo com seus contras. Tem pra todos os gostos! E venha simbora de novo que o Carnaval tá chegaaando! ;*

  16. Carolina    03/01/2012 - 13h00

    Fui recentemente a Recife e comi em um restaurante otimo chamado CHICA PITANGA, e buffet, tem comidas regionais e e super agradavel !!

  17. Gabis    03/01/2012 - 13h29

    O post ficou legal e acho que, pra quem não conhece, deu uma pontinha de desejo de vim passar um tempinho aqui; mas, pra quem conhece Recife, deixou um pouco a desejar. Deveria até ter ido um pouco além de Recife e explorado mais PE mesmo, afinal, uma de nossas melhores praias esta a, mais ou menos, uma hora e meia da capital #PortodeGalinhas.

  18. Edi    03/01/2012 - 14h44

    Excelente texto! Sou de Recife e moro em Brasília atualmente e, todas as vezes (muitas) que vou à terrinha tomo banho de mar na praia de Boa viagem… nunca nem vi um tubarão. É só respeitar os limites e avisos…

  19. thaty    03/01/2012 - 14h46

    Conheci Recife e Olinda a alguns anos e adorei…fiquei feliz por ter ido a quase todos os lugares que vc indicou. Guardo boas lembranças, especialmente das pessoas que são super bacanas…conheci também a Ilha de Itamaraca…aí que saudade…

  20. Lucé Rodrigues    03/01/2012 - 15h13

    Fico feliz que tenham gostado do post!!! Aqui em Recife tem muitos lugares que se for postar iria ficar enormes, por isso coloquei os principais. Mas com relação ao mar podem mergulhar tranquilo, pois temos arrecifes do qual nos protege. Os casos de ataques de tubarões são de pessoas que vão além da barreira de proteção, ai paciência neah? hahaha Mas espero que vcs aproveitem para vim passar o verão e carnaval conosco, porque não tem coisa mais gostosa de que brincar ao som do frevo e dos batuques de maracatus.

  21. Josiane    03/01/2012 - 15h17

    Estou de mudança pra Helcife em fevereiro. Que chato né? Chegar bem no carnaval…rsrs… com certeza vou ser muito feliz nessa cidade!

  22. Manu Sampaio    03/01/2012 - 15h25

    Ahh eu amo muito Recife, só que na minha opinião a única coisa que estraga é o calor, pois eu sou fã de um friozinho, mas tirando isso, a capital é perfeita! Amo os shoppings, as praias, os restaurantes… Enfim! O bom é que eu moro perto, então sempre que tem um feriado eu vou visitar!

  23. Erika Leite    03/01/2012 - 15h30

    Opa, sim, sim, sim Carol a água do mar é quentinha, tem tubarões, mas podemos colocar o pé sim, se vc observar vai encontrar arrecifes cortando a praia de Boa Viagem e formando piscinas naturais, onde vc pode e deve tomar aquele banho ;). Tô chocada, o texto ficou legal, acrescentaria muitas outras coisas como a invasão holandesa, a revolução praieira, lembrada na musica do Chico Science, e muitas outras coisas, mas quem me deixou de queixo caído foi a Lívia, q nem é recifense e nem mora aqui e sabe mais q muito nativo onde encontrar tudo nesta terrinha!

  24. Nívea    03/01/2012 - 16h09

    Já visitei a cidade e amei!Comida boa e barata e o povo daí é ótimo!Sem contar as praias…E o melhor carnaval do mundo!

  25. Marília    03/01/2012 - 16h40

    Gente,

    Visitem Pernambuco, venham com a mente e o espírito abertos, venham atrás do melhor que o estado oferece, venham atrás de CULTURA, GASTRONOMIA, LITERATURA, ARTE, MÚSICA, DANÇA, PRAIAS, INTERIORES, SERTÃO …

  26. thiala    03/01/2012 - 17h36

    é isso mesmo lu!!! minha cidade é maravilhosa…e quem não se encanta com as praias??? Já veio a PORTO DE GALINHAS? maravilhosoo!! amo ser pernambucana,adorei o post. beijos

  27. Maynara    03/01/2012 - 18h26

    Se puder, me dê umas dicas de onde ficar (hotel/pousada)…quero viajar com a família em março, e aí pode ser uma boa opção! Bjos

    • rita    03/01/2012 - 22h37

      òtimo Post, Lucé!! Amei. Como Portugusa deu dicas bem legais para uma futura visita. Amei

  28. Alana    03/01/2012 - 20h58

    Além dos tubarões, esqueceram de falar do fedor horrível de esgoto que a cidade tem, né?

    • Marília    11/01/2012 - 11h36

      Creio que toda cidade tem esgoto!!! Existem canais no meio da cidade, assim como São Paulo, etc.

  29. Anônima    03/01/2012 - 21h53

    Adorei o post! Conheço Recife, é uma cidade linda demais! *-*

  30. Hudson Sales    03/01/2012 - 22h17

    Nossa terra é maravilhosa. Recife é de norte a sul cheia de atrações. Tem informações turísticas em todas as partes. E possuo um blog que exalta a programação de nossa terra. Muitos bares, restaurantes, parques, glamour e festas. Se for falar de Olinda, aí eu enlouqueço: terra maravilhosa! o nome do site já diz tudo: Affair. :)

  31. Lucé Rodrigues    03/01/2012 - 22h30

    Para quem estar viajando sozinho uma ótima opção é o albergue piratas da praia (muito bem decorado, a energia das pessoas são ótima e fica super bem localizado), para quem vai com a família eu sugiro o Best Western Manibu, Praia Hotel, Trivoli e Beach Class.

  32. STELLA    03/01/2012 - 23h51

    Sou Pernambucana, nascida e criada, mas infelizmente não moro na minha cidade a anos. Mesmo assim, venho com frequência e me emociono toda vez que ponho os pés na cidade “voltei Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço” (Alceu Valença). Morro de saudade da Tapioca,do cuscuz, da carne do sol de bode, queijo coalho na brasa, do abacaxi mais doce do mundo… das praias (que minhas filhas frequentam a mais de 10 anos sem se preocupar com tubarões, pois tem sinalização e a proteção dos arrecifes). Dos restaurantes… do Beijupirá, da Oficina de Sabores, do Parraxaxá… dá água na boca só de pensar… Estive no Reveillon em Porto de Galinhas, Muro Alto, pontal… cada vez mais belo, tantos lugares para rever! Quem quiser saber mais basta dá uma olhadinha na busca do google, tem um vídeo no youtube “Pernambuco é só chegar”… Adorei o Post E ESTOU ESPERANDO O AS PRÓXIMAS FÉRIAS PRA VOLTAR!

  33. augusta    04/01/2012 - 00h30

    o Boratcho e O pin up são realmente os lugares lindos e deliciosos!!!!
    Adorei o post!!!

  34.     04/01/2012 - 00h49

    Caramba, muito bom ver a terrinha por aqui! :)

  35. May Brasil    04/01/2012 - 00h57

    Sou de OLINDA o//

    :D
    HAHAHAHAHAHAHAHAH

    O texto ficou bom, mas que é ‘da terra’ achou que poderia ser mais rico!
    Para quem não é, venha logo!
    Aqui é lindo… igrejas, parques, praias, restaurantes, jardins…

    VENHA! :D

  36. Mile    04/01/2012 - 02h26

    Tenho família em Recife e posso dizer: cidade incrível! Tudo oq vc procurar, lá tem: seja história, cultura, praia, música, balada, restaurantes (regionais, mais sofisticados, populares etc), lojas que gostamos..kkkkkkk Enfim, tem para todo mundo! E oq acho maravilhoso na cidade é o povo…Pessoal extremamente inteligente e autêntico! (Tanto é q sempre aparecem com a bandeira deles, já notaram?) Dão um valor enooorme às raízes e não têm complexo de vira-lata típico de brasileiro! Ponto pros recifenses.. (olha que nem sou pernambucana, mas admiro isso!) Agora, a autora do post me desapontou com taaaantos erros de português e com tanta coisa legal q deixou passar…Como boa recifense, poderia ter revisado o teste, né? Ah, espero poder logo, logo cantar..”volteei reciifee, foi a saudade q me troouxe pelo braçoo..”

  37. Araniza Castilho    04/01/2012 - 10h35

    Amei o post! Vou de férias pra Recife dia 09/01 e vai me ajudar bastante. Era exatamente o que estava procurando!
    Beijo!!

  38. Camille Faria    04/01/2012 - 11h25

    O passeio de Catamarã tambem é lindo e passa por baixo das pontes do recife. vale a pena o passeio.

  39. Kaka    04/01/2012 - 11h32

    Hello Lu,
    Poss paticiar e falar de Londres?? Moro aqui e amoooo essa cidade :) Ameii a ideia dessa tag!
    xoxo

  40. Juliana Bagetti    04/01/2012 - 11h39

    ” Sou de Pernambuco eu sou o Leão do Norte…”
    Recife é tudo de bom, sou de lá com o maior orgulho, fico arrepiada só de escutar a musica de Lenine.Alguém colocou lá em cima que o bom Recifense conhece a cidade de ônibus, digo que o bom é andar a pé pelas ruas da cidade, Rua do Sol, da Aurora, Teatro do Parque, Recife Antigo, conhecer o Paço Alfandega, Livraria Cultura, tomar uma cerveja no Café da Moeda, esticar até o Cinema da Fundação… E no outro dia se jogar em Boa Viagem.

  41. Gabriela    04/01/2012 - 11h43

    PERNAMBUCO É MARAVILHOSO! Adorei o posto, mas poderia ter sido amplo… generalizar. Segue alguns lugares incriveis pra quem tá de férias por aqui se deliciar: Praia dos Carneiros, Praia de Guadalupe com um passeio lindo de catamarã, o Recife Antigo a noite que nessa época do ano tem muito ensaio de Maracatu, Maracaípe, Porto de Galinhas com todas aquelas piscinas de água quentinha deliciosa e quem quiser fazer um mergulho com direito a todo equipamento tem muitas “empresinhas” por lá, Praia Paraíso com a “pisina dos holandeses”, pra quem é mais animadinho tem inúmeras boates espalhadas repleta de Dj’s com sets incriveis. Pra quem tem grana boa e folgando hoteis bons não vão faltar, como o Mar Hotel, Nannai, Eno Hotel, Recife Palace e entre outros já pra quem tá com uma grana curta pousadinha e albergues tão bem são super faceis de encontrar e é isso pessoal, Pernambuco tem muita coisa pra se mostrar além desses lugares que falei.

  42. Gabriela    04/01/2012 - 11h44

    *post

  43. Fernanda    04/01/2012 - 12h40

    Amo Recife!! Tem cidade melhor nesse país não!!!

    “Voltei, Recife!! Foi a saudade que me trouxe pelo braço…”

  44. Lucemar    04/01/2012 - 13h03

    Recife do meu coração! Deve ser mal de todo pernambucano, mas, sinceramente, amo essa minha cidade imensamente!

  45. raissa almoedo    04/01/2012 - 14h34

    amo meu hellcife/raincife e o post tá ótimo! só revisaria com cuidado a ortografia e erros de concordância do texto! o conteúdo está excelente! beijão Lu e Luce.

  46. Karine Filizola    04/01/2012 - 18h45

    Também sou do Recife e AMO a minha cidade! “Cheia de encantos mil”, como diz a letra da música…
    O teto ficou excelente e é muito bom ver que nós, povo nordestino, fomos citados e elogiados no meio de uma sociedade tão preconceituosa!!

  47. Claudia    04/01/2012 - 19h33

    Eu soh não colocaria o Boratcho como indicação.. o atendimento lah eh pessimo e sempre falta um monte de coisa no cardapio. Ja fui 3 vezes seguidas pra tirar a ma impressao e saio sempre mais chateda. PESSIMO!! muito melhor o mexicano que tem na zona norte, o El Chicano. Ai sim, de primeira qualidade!!
    (perdoem os H’s no final das palavras, meu teclado esta sem acento)

  48. Michellin Freitas    04/01/2012 - 20h11

    Oi Lu…adoro essa tag de intercâmbio. Podia rolar uma do Rio de Janeiro. Estou indo pra lá na semana de moda e queria super indicação (principalmente de hotel) bjins

  49. Renata Carvalho    04/01/2012 - 21h11

    É incrível como o nosso país é LINDO! Eu amo meu Brasil, esse nosso calor bom, nosso fogo. Amo! Recife é um lugar que em breve e com certeza irei conhecer!

  50. Julyana    04/01/2012 - 22h07

    Meus pais namoravam por cartas quando se conheceram em São Luis depois casaram em Recife e viveram um tempinho por lá. Temos um carinho enorme. Hoje moramos em São Paulo.

    B-jo

  51. Karol Paes    04/01/2012 - 23h50

    Minha cidade é linda meeeesmo! E quem quiser visitar a terrinha eu tenho certeza que não vai se arrepender porque aqui você encontra as pessoas mais simpáticas e gente boa que eu já conheci (e eu já morei em todas as regiões do Brasil). Não troco meu Recife por cidade nenhuma. Adorei o post, Lu. E é uma boa deixa pra quem tem esse preconceito absurdo contra o nordeste. Beijos

  52. CYNTHIA    05/01/2012 - 13h41

    RECIFE É UMA CIDADE APAIXONANTE COM ESTRUTURA TURISTICA E MUITA COISA BONITA DE SE VER. VALE A PENA PASSAR AS FÉRIAS NESTE LUGAR E AINDA SE SOBRAR UM TEMPINHO CONHECER PORTO DE GALINHA E A PRAIA DOS CARNEIROS#FICADICA

  53. Malu Menezes    05/01/2012 - 16h47

    apesar dos pesares, Recife é mesmo linda.
    Vivo dizendo que quero sair da minha cidade, mas não sei se quero isso mesmo haha

  54. andreia inoue    06/01/2012 - 00h38

    amo recife e nao tem como nao gostar desse post (apesar de faltar alguns lugares fundamentais,tais como:O Instituto Ricardo Brennand e o marco zero).
    abracao

  55. Júlia    06/01/2012 - 04h23

    Sou de Recife e sou apaixonada pela terrinhaa ;P Realmente o post ficou muito bom,ficou simples e objetivo..até porque se for falar de TUDOO que Recife e Pernambuco em geral tem a oferecer,o blog não teria espaço!
    Aconselho MUITO irem durante o carnaval ao Recife Antigo a noite! É uma mistura de pessoas e cultura,que no mínimo vai deixar sua noite inesquecível!
    Não deixem também de visitar o paço Alfandega,lugaar MUITO lindo e onde se pode fazer comprar maravilhosas..sem esquecer q isso é pra quem quer gastar um pouco mais,ushaushausha!
    Em Olinda,a Orla durante a tarde é extremamente agradável.
    Se puderem dar uma passadinha no interior do estado também recomendo bastante. Araripina,Bezerros(vale muito a pena ir um dia do carnaval),Triunfo(pra quem gosta de um friozinho),Gravatá (lindo de viver),Salgueiro, Nazaré da Mata (bem pertinho de Recife e terra do maracatu)…
    aí meu Deus,meu estado é realmente lindo e de uma cultura riquíssima!!
    E pra quem não conhece o nordeste e vive pelas redes sociais falando,só tenho a dizer uma coisa: compre a passagem de ida,pq a de volta vc irá perder,por nunca mais querer voltar!

  56. Duda    06/01/2012 - 07h48

    Amei o post, ficou ótimo! Só queria fazer uma objeção quanto aos comentários mesmo.. Vi muita gente falando de Porto de Galinhas aí, e sinceramente não concordo que seja a melhor praia não! Até era há alguns anos atrás, mas de uns tempos pra cá, Porto tá ficando muito poluída e mal frequentada! Ultimamente tenho achado muito melhor lugares como Tamandaré, Serrambi e afins..

  57. Regina    06/01/2012 - 11h28

    turistas iludidos vêm pra cá, e o que encontram? uma Recife distorcida das propagandas positivas. Outro apelido da cidade é ReciFEDE. e Muuuito!
    Recife é linda, poderia ser muito mais se os recifenses fossem educados e não destruíssem as coisas que os contribuintes pagam caro para ter/ver em nossa cidade.
    Não vem pra cá, não, meu amigo, que eu tenho VERGONHA de te mostrar a dura realidade em que minha cidade se encontra.

  58. Alê Capeleiro    06/01/2012 - 17h30

    Recife é realmente muito linda.Amo a minha cidade e tem lugares para todos os gostos.Moro em Boa Viagem e me sinto previlegiada de olhar para esse mar lindo que tem aqui.Tudo de bom!!!Adorei o post.

  59. STELLA    08/01/2012 - 01h34

    O PERNAMBUCANO REALMENTE TEM ORGULHO DE SUA TERRA, QUE TEM PROBLEMAS COMO TODAS AS OUTRAS CIDADES DO PAIS. SOFRE COM O AUMENTO DE TUDO… GENTE, CARRO, LIXO, ETC… MAS AQUI TAMBEM TEM PESSOAS QUE INVESTEM EM MELHORIAS, BASTA OUVIR OS JORNAIS ULTIMAMENTE E OBSERVAR A QUANTIDADE DE OBRAS REALIZADAS E EM ANDAMENTO. QUEM NAO RECONHECE ISSO TALVEZ PRECISE VIAJAR UM POUCO PRA PODER COMPARAR… PROBLEMAS TODAS TEM, MAS SE CONTA NOS DEDOS AS CIDADES QUE ESTAO TENTADO MODIFICA-LOS AO LONGO DOS ANOS.

  60. Thaís    08/01/2012 - 04h14

    Parabéns pelo post, Lucé. Até eu que sou recifense nata, desejei sair de casa agora para aproveitar nossa Veneza pernambucana.

  61. Juliana    08/01/2012 - 19h28

    Oi tudo Bem?? Eu esta lendo seu blog e vi esse intercâmbio e adorei, gostaria de saber mais sobre ele e como participar!! Obrigada!!!

  62. Camila Marques    09/01/2012 - 11h30

    minha linda Recife! no Carnaval pega fogo! Reforço o convite, gente! Sejam sempre bem vindas!

  63. Rayane de Souza    31/01/2012 - 11h21

    Amei o post, só acho que algumas pessoas que comentaram tem o direito de expressar suas opiniões mas tomando cuidado para não desrespeitar ninguém. Quem souber de alguma cidade perfeita aqui no Brasil pode comentar, tenho certeza que não tem.Comentários infelizes, mas faz parte.Amo meu Recife.

  64. Laura    07/01/2013 - 19h54

    Lucé, sabe onde tem ensaio/aulas de frevo nessa época do ano? Viajo essa semana e gostaria de participar!

  65. Bel    10/04/2013 - 17h59

    Estou adorando tudo em Recife, agora estou em Olinda e gostaria de saber onde posso comprar produtos locais como a linguiça matuta, queijo de manteiga , doce de coco verde etc

Mais sobre Viagem