América do Sul, Chile, Viagem

Mochilando pela América do Sul: Chile

O nosso último destino foi o Chile, país que amo e tenho sempre vontade de voltar. Essa foi minha terceira vez por lá, com a diferença que comecei a visita pelo norte, no deserto do Atacama.

chile1

Atravessamos a fronteira com a Bolívia de ônibus, que já estava inclusa no valor pago no passeio de Uyuni. O guia te deixa na fronteira do lado boliviano e de lá você segue em um mini-ônibus até a cidade de San Pedro de Atacama. O caminho é rápido até a cidade, não demora mais que 1h30 para chegar até o posto de imigração do lado do Chile.

Saímos da neve da Bolívia para um calor surreal no Atacama. Uma boa dica para quem vai fazer esse passeio é levar muitos remédios para gripe, porque existem grandes chances de você adoecer com a variação de temperatura. Eu fiquei beeem doente e por isso não aproveitei o que o Atacama tem de melhor. A cidade é bem bonitinha, super rústica e pequena. O Atacama é o deserto mais seco do mundo, então também é preciso se hidratar muito enquanto estiver na cidade, viu?

chile4
Ficamos hospedadas em um hostel chamado Backpackers San Pedro, cerca de oito quarteirões do centro da cidade onde tudo acontece. Não é muito considerando que a cidade é pequena e é possível fazer tudo a pé, mas em uma próxima visita optaria por ficar em um hostel mais próximo do centro. A cidade é diferente de todas que visitamos durante a viagem, super pequena e sem muitos atrativos noturnos. Todos os restaurantes fecham antes da meia noite, e não existe praticamente nada para fazer a noite. Maaaaas, se você é uma pessoa que não dorme cedo e tem vontade de conhecer o Atacama a noite, existem algumas festas mais afastadas da cidade que sempre acontecem. Quando estávamos lá fomos em dois luais feitos por turistas no meio do deserto. Foi uma experiência sensacional, nunca imaginei que estaria no meio do deserto a noite com várias pessoas desconhecidas fazendo um luau. Foi bem divertido!

Durante o dia você tem uma quantidade enorme de passeios para escolher. Como fiquei doente a maior parte do tempo que passamos na cidade, fiz apenas um, o do Valle de la Luna e Valle de la Muerte. O passeio começa a tarde, por volta de 15h00 e termina em uma montanha para ver o pôr do sol no meio do deserto, um dos mais bonitos que já vi. Além desse passeio, alguns legais que podem ser interessantes são: Tour Astronômico (um passeio noturno no meio do deserto para observar estrelas), Bike Tour pelo Valle de la Luna e a Laguna Cejar. A cidade tem muito a oferecer, só se lembre que os passeios geralmente são caros, então reserve uma quantia boa de dinheiro para essa parte do seu roteiro. Ah, e uma dica SUPER importante: a cidade tem uns cinco caixas eletrônicos, e muitas vezes o seu cartão não é aceito em nenhum deles. Lembre-se de levar dinheiro vivo para trocar nas casas de câmbio, ou você pode correr o risco de ficar sem e complicar sua vida no deserto.

chile5
Depois de alguns dias no deserto, finalmente chegamos a Santiago, nossa última parada da viagem. Essa foi minha terceira visita à cidade, e sempre que vou fico com vontade de voltar uma próxima vez. Ficamos hospedadas em um hostel lindíssimo, o La Casona, no bairro Bellas Artes. Esse é um ótimo lugar para se ficar, perto do centro e dos bairros mais legais para visitar. O La Casona fica a um quarteirão do metrô, o que facilita e muito a vida dos mochileiros, e também fica a um quarteirão do The Clinic, o meu bar preferido na cidade.

chile3
Santiago tem tudo que uma cidade grande tem para oferecer. Bons restaurantes, parques, shoppings, teatros, mercados… Sempre que vou dou uma passada no Cerro Santa Lucia, que fica bem próximo do centro e tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Outra vista imperdível é o Cerro San Cristóbal, mais alto e bem parecido com o de Bogotá. Outro passeio quase obrigatório para quem está na cidade são as visitas aos vinhedos que estão nos arredores da cidade. Já conheci três, e dessa vez visitei a Viña Indomita, um vinhedo menor mas bem charmoso. A vista do restaurante de lá foi com certeza uma das mais bonitas da viagem! Nesse mesmo dia visitamos Viña del Mar e Valparaiso, duas cidadezinhas próximas de Santiago. Geralmente os passeios para as duas cidades são feitos no mesmo dia, e diferente das outras vezes que fiz a visita, pude conhecer Valparaíso melhor e fiquei encantada com o lugar. Se você tiver tempo, reserve alguns dias para se hospedar na cidade, dizem que é uma das melhores noites do Chile!

chile2
Depois de um mês viajando finalmente chegou a hora de voltar para a casa. Passamos por dez cidades incríveis e conhecemos pessoas muito especiais no caminho. Uma das coisas mais legais de fazer um mochilão é que cada dia é uma aventura diferente que você encontra no caminho, por mais clichê que isso pareça. Senti frio, morri de calor, conheci pessoas de países que nem sabia que existiam, passei perrengue, me apaixonei, aprendi coisas sobre a América do Sul e principalmente fui muito, muito feliz! E você, tá esperando o quê para fazer a viagem dos seus sonhos?

Comentários:
  1. […] Mochilando pela América do Sul: Chile […]

  2. por gil
    em 04.04.2015 às 17:50

    oi ju, oi luu, sempre ouvi q o chile era um pais humilde mas la tem paraisos escondidos, nunca explorei o pais, amei, vale a pena visitar <3
    ju, luu, me conheçam também:
    Gilvaniaevans.com

  3. por Helena
    em 05.04.2015 às 13:29

    Dicas sempre mto boas! Parabéns!!!

  4. por Sâmua Castro
    em 05.04.2015 às 21:53

    Fiquei com vontade de conhecer melhor a America do sul. Nada trivial para uma viagem de férias.

  5. por Carine
    em 06.04.2015 às 05:03

    Amazing place, loved your pics!
    http://fashion-soup.com/

  6. por Vivian
    em 06.04.2015 às 12:23

    Oi julia! amei seus posts sobre a viagem! confesso que estava esperando por eles ansiosa, ja que vi as fotos da viagem no instagram. Nunca fiz uma viagem tipo mochilão, então queria pedir se vc podia fazer um post com algumas dicas sobre oq vc levou, peças, quantidade e tal.. A gente sempre fica meio perdida, né? Beijos e obrigada!

  7. por Luciana
    em 06.04.2015 às 15:12

    Em que datas vcs viajaram?
    Achei o clima perfeito em tdas as Cidades q vcs visitaram =)

  8. por Fayd Coutinho
    em 06.04.2015 às 21:02

    Julia, AMEIIII os posts da sua viagem!!!!! Eu também ameiiii muito o Chile. Quero muito voltar é muito lindo, organizado e com ótima comida.
    Quais as outras vinicolas que você foi? Fui na concha y toro… queria saber de outras legais para ir.
    Obrigada
    bjo

  9. por Fabiola Pasquini
    em 07.04.2015 às 23:32

    Caramba, que incrível! Estou louca para fazer um mochilão na américa do sul, principalmente no Chile e Bolívia. Vou com certeza ler todos os posts sobre essa viagem!

    Beijo

  10. por Luciana
    em 08.04.2015 às 21:56

    Seria legal fazer um post dos detalhes técnicos deste mochilão como foram os hostels, vcs todas ficaram num mesmo quarto, mais alguém? o que levaram na mochila, cartões, dinheiro vivo, esquema dos lugares e locomoção, um raio-x dos 30 dias bem esquematizado. Ajudaria pra quem nunca fez e quer fazer.

  11. por Mariana
    em 10.04.2015 às 16:15

    Julia, eu adoooorei os posts do mochilão e super me animei pra fazer também. Vc poderia falar um pouco dos preparativos da viagem? Gastos, reservas, cambio, pacotes, roteiro? E também dicas de como fazer a mala (ou mochila no caso), vcs passaram por mtas temperaturas extremas, por trilhas, da pra colocar casaco de frio, bota, tenis, vestidinho, biquini, tudo na mochila? Acho que poderia rolar um post de dicas gerais do mochilão ;) bjs

  12. por Carol Mangaba
    em 27.04.2015 às 02:04

    Ju, se você pudesse nos dar dicas sobre o que levar num mochilão, dicas de botas e mochilas seria mais que incrível, seria supimpa! Kkkk Os post da tua viagem estão ótimos, ó. Beijo (:

  13. por Joana Vitoria
    em 28.04.2015 às 15:11

    Estou me planejando pra fazer uma viagem parecida. Qnto vc gastou, em média, nas viagens?

  14. por Anna
    em 28.04.2015 às 22:28

    Oi Júlia,

    lindas fotos e lindo relato sobre sua experiência no Chile. Esse país também me chama atenção pela beleza singular e pela qualidade de vida que ele me transparece. Não tive, ainda, a oportunidade de visitá-lo, mas acredito que será paixão à primeira vista.

    Pelas minhas contas, acredito estar no Chile em 2017. Quero ir de carro (moro em Curitiba) e já estou planejando com meu esposo como será essa viagem. Nosso filho estará com 5 anos. Acho que é o melhor momento para irmos nessa “aventura”.

    Abraços!

  15. por Stephanie Osti Silva
    em 29.04.2015 às 18:40

    Olá meninas,
    Estava navegando aqui no blog e achei os posts de mochilando, já fui para o Uruguai dessa forma. Em julho pretendo fazer um mais longo e gostaria de saber quanto $$$ vc levou em média para essa viagem. E tbm apoio que faça um post falando do que levou na mochilona :)
    Bjos

  16. por Suzy Konopka
    em 16.11.2015 às 17:18

    Oi Julia, por onde você reservou o Hostel em santiago?

Post AnteriorPróximo Post